10 dicas para uma alimentação equilibrada

Emagrecer

10 dicas para uma alimentação equilibrada

10 dicas para uma alimentação equilibrada
Compartilhe com seus amigos!!!

Uma alimentação equilibrada é a base de uma vida saudável. Quando adquirimos esse tipo de alimentação diariamente, evitamos sérios riscos a nossa saúde, tais como o sobrepeso, pressão alta e problemas cardiovasculares, entre outros.

Quer evitar esses maus através de uma alimentação equilibrada? Confira o post de hoje!

Então o que seria uma alimentação equilibrada?

Uma alimentação equilibrada é aquela que mantem uma pessoa em um estado ótimo de saúde que lhe permite realizar com normalidade a suas atividades cotidianas. Por isso, deve suprir a quantidade necessária de energia para que o organismo funcione corretamente e possa seguir com sua rotina diária sem problemas. Temos de ter em conta que ditas necessidades calóricas variam de uma pessoa a outra em função dos diferentes aspectos como a idade e atividade física. Não compare um atleta com uma pessoa que trabalha em um escritório, sem duvidas suas necessidades diárias de calorias são diferentes, e muito.

A dieta diária deve subministrar todos os nutrientes energéticos (carboidratos, proteínas e gorduras) e os não energéticos (vitaminas, minerais, agua) em uma proporção adequada de acordo com cada etapa da vida, para evitar deficiências ou excessos nutricionais. As recomendações dos especialistas sobre o modo em que devem incluir-se os alimentos em uma dieta equilibrada se representam na pirâmide alimentar onde explicam-se as quantidades diárias de cada grupo de alimentos.

Segundo os nutricionistas, uma alimentação equilibrada para evitar a obesidade e outros problemas de saúde relacionados (diabetes, hipertensão), a porcentagem de calorias deve distribuir-se da seguinte maneira:





101 Alimentos


Alimentos naturais em oferta na Natue! Aproveite!

Carboidratos 50-55%

A maioria deles devem proceder de cereais integrais, frutas, legumes e verduras.

Gorduras 30-36%

(sim, gorduras! Gordura não é ruim, é ruim excesso, lembra do famoso equilíbrio que falamos?)
É especialmente recomendável o consumo de azeite de oliva por seu conteúdo de ácidos graxos monoinsaturados (ácido oleico). Também devem ser ingeridos ácidos graxos ômega-6 e ômega-3, necessários, entre outras coisas, para o bom funcionamento do cérebro.

Proteínas 10-15%

Recomendável manter um equilíbrio entre as fontes alimentares animais (carne, peixe, ovos) e vegetais (legumes, cereais, frutos secos)

Lembre-se, porque é muito importante, que essas necessidades variam de acordo com a pessoa. Situe-se, tenha em conta que qualquer dieta tem que estar de acordo com seu tipo físico, não adianta fazer a dieta da Gisele Bündchen, porque você teria que ter o mesmo tipo físico dela e o tipo de vida que ela tem. Se você não tem essas características é melhor esquecer porque o único que vai conseguir é frustrar-se, então a melhor maneira é consultar um nutricionista.

Especialmente nos meses prévios ao verão instala-se em não poucos lares, escritórios, academias e demais centros de socialização a preocupação, cada vez mais imperativa, sobre o cuidado de nosso aspecto físico. Mesmo que em essência, o verdadeiro fim de uma alimentação equilibrada é, ou deveria ser, conseguir que nos ajude a curtir uma vida longa e de boa saúde. O problema é que não sempre sabemos, em um nível pratico, de que maneira conseguir que nossa dieta seja equilibrada e saudável, caindo em erros recorrentes como pular alguma refeição, seguir dietas muito restritivas (as espartanas dietas da maçã, da lua e por aí em diante) ou eliminar totalmente de nosso menu determinados produtos… Então, quais são os “bons hábitos” a cumprir? Aqui vão algumas dicas:

1. Uma dieta não deve ser restritiva porque assim vai ser abandonada rapidamente. Tem que perder peso a base de massa gordurosa e não muscular.

2. Quanto maior a variedade de alimentos que componham os seus pratos, maior a garantia de que sua alimentação será equilibrada e contenha os nutrientes necessários.

3. É importante o café da manhã todos os dias e da forma mais completa possível. Não esqueça de incluir lácteos, pão, cereais e frutas, e dedique a esta refeição entre 15 e 20 minutos. Tome o tempo necessário para isso, desligue o celular!

4. Tenha o cuidado de que as gorduras não superem 30% de suas refeições diárias. Deve ser reduzido o consumo de gorduras de origem animal (manteiga, embutidos, queijos, etc.)

5. Realizar todas as refeições, não exagerar a quantidade e não ficar beliscando e fazendo boquinhas fora de hora.

6. Experimente alimentos ricos em fibras (verduras cruas, frutas frescas, cereais integrais e legumes)

7. Aumentar o consumo de peixe e diminuir o de carnes vermelhas.

8. Não se empanturre no churrasco por mais que a deliciosa carne seja abundante!

9. Reduza o sal nas comidas, experimente especiarias e ervas aromática.

10. E é FUNDAMENTAL manter-se hidratado bebendo agua. Reduzir o consumo de álcool e refrigerantes, estes últimos de preferencia abandone totalmente.

Em resumo, não é tão complicado ter uma alimentação equilibrada, alimentar-se de forma saudável requer um pouco de dedicação, mas a recompensa não tem preço!

Quer receber Grátis o primeiro capítulo do ebook Emagrecer de Vez em seu e-mail?
Clique na imagem abaixo!


Primeiro Capítulo gratis do Emagrecer de Vez





101 Alimentos


Suplementos esportivos, é na Natue!



Compartilhe com seus amigos!!!
Emagreça com o Dr. Rocha
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.