Batata Doce - Benefícios para sua saúde

Emagrecer Saúde

Batata Doce – Benefícios para sua saúde

Batata Doce – Benefícios para sua saúde
Compartilhe com seus amigos!!!

A batata doce é um carboidrato com baixo índice glicêmico, sua absorção é mais lenta, libera a glicose na corrente sanguínea aos poucos, sem estimular muito o hormônio chamado insulina que é responsável pelo aumento da fome e pelo acúmulo de gorduras.

Emagreça com o Dr. Rocha

Existem diferentes tipos de carboidratos

Quem já precisou fazer alguma dieta provavelmente acabou aprendendo que os maiores vilões na luta contra a balança estão no grupo dos carboidratos.

Quem já precisou fazer diversas dietas chega a ter medo de comer carboidrato, achando que qualquer quantidade dele pode trazer de volta a compulsão (por doces ou massas) e colocar tudo a perder.

Mas o fato é que não podemos viver sem consumir carboidratos. Quando privado do carboidrato, o corpo humano se torna incapaz de absorver os outros nutrientes e vai aos poucos definhando, como se a pessoa estivesse realmente morrendo por causa da fome (não é exatamente essa a meta de um regime, certo?).

Então como resolver essa questão? O carboidrato é proibido ou permitido?

Nada na alimentação deve ser proibido, até mesmo porque qualquer item que ganhe o carimbo de “proibido” fica, instantaneamente, muito mais atrativo. O que se deve é recorrer a mais conhecimentos científicos.

Hoje já se sabe que os alimentos que contém carboidratos apresentam diferenças no que se refere ao índice glicêmico. Índice glicêmico é a velocidade com que o carboidrato consumido cai na corrente sanguínea depois que o processo digestivo o quebrou em moléculas de glicose.

Essa diferença pode ser uma grande arma contra o excesso de peso.

Pronta para o Romance

Índice glicêmico

Quanto maior o índice glicêmico de um alimento, mais rápido ele se transformará em glicose a ser liberada no sangue.

Recebendo de uma só vez uma quantidade grande de glicose, o organismo libera insulina em grande quantidade para “encaminhar” as moléculas de glicose às células que precisam da energia naquele momento; porém, o corpo não precisa de tanta glicose ao mesmo tempo e o que acontece é que a quantidade excedente será direcionada para a formação de reserva energética, ou seja, depósito de gordura.

Em um curto espaço de tempo, o corpo consegue “administrar” toda essa glicose que foi disponibilizada no sangue de uma vez e o nível de açúcar no sangue cai, o que faz com que a pessoa tenha vontade de comer carboidrato novamente.

É assim que o açúcar pode viciar.
Um alimento que tenha baixo índice glicêmico leva o corpo a liberar a glicose no sangue aos poucos; quanto mais gradativo for esse processo, melhor. A glicose que vai chegando ao sangue aos poucos, vai sendo consumida pelas células e sobra pouco em excesso para virar depósito de gordura.

Diabetes Controlada com o Dr. Rocha

A batata doce

A batata doce pode ser encontrada também sob o nome de batata-da-ilha, batata-da-terra, entre outras designações regionais; pertence à família do tomate e das pimentas. Originou-se nos Andes e acabou se espalhando pelo mundo todo.

Batata doce tem baixo índice glicêmico

Um das grandes vantagens da batata doce é que ela tem baixo índice glicêmico. Isso significa que, apesar de você estar ingerindo um carboidrato, a energia que ele fornece será utilizada pelo corpo na medida em que for sendo liberada, sem que haja excesso que engorde ou cause outros males à saúde.

Batata doce para emagrecer

A batata doce emagrece porque não eleva o nível de açúcar no sangue, o que a torna uma excelente opção para quem quer emagrecer com saúde, perdendo gordura e ganhando massa magra.

O baixo índice glicêmico ainda faz com que a batata doce sacie a fome por mais tempo.

Batata doce para quem malha

Para quem faz atividade física a batata doce é também a escolha certa, pois ela vai fornecendo energia para o treino aos poucos, mantendo o mesmo pique do começo ao fim.

Uma alimentação inadequada antes do exercício físico pode fazer com que o corpo queime massa magra e preserve as reservas de gordura (exatamente o contrário do que todo mundo deseja), entretanto, comer batata doce antes do treino faz com que o corpo tenha energia na medida certa para aguentar toda a série de exercícios, queimar gordura e ainda aumentar a massa muscular.

Depois do treino, não se recomenda o consumo da batata doce; neste momento, o corpo precisa de um carboidrato de alto índice glicêmico.

Batata doce e saúde

Outros benefícios associados ao consumo da batata doce são:

. auxiliar o controle do diabetes (por conta do índice glicêmico e do alto teor de fibras);
. por ser rica em vitamina A, fortalece o sistema de defesa do organismo (o sistema imunológico) e faz bem para os olhos e para a pele;
. juntamente com a vitamina A, a presença da vitamina C faz com que a batata doce ajude na prevenção de alguns tipos de câncer, pois tais vitaminas combatem os radicais livres;
. ainda por conta do alto teor de fibras, a batata doce ajuda a diminuir o colesterol ruim (e aumentar o colesterol bom), auxilia a motilidade intestinal, prevenindo prisão de ventre, hemorroidas e outras doenças associadas com a alimentação pobre em fibras.

Emagrecimento Saudável para Mulheres

A batata doce também é fonte de:

. vitaminas do complexo B;
. fósforo (dá mais disposição);
. potássio (age na regulação da pressão arterial);
. cálcio (essencial para a saúde dos ossos);
. manganês (associado às vitaminas A e B6) tem ação anti-inflamatória; já há pesquisas que comprovaram que o consumo da batata doce ajuda na prevenção de doenças crônicas de fundo inflamatório, como a artrite.

Dicas de preparo da Batata Doce que preservam as substâncias benéficas

A melhor forma de preparar a batata doce é cozinhá-la sem tirar a casca. É bastante comum que os vegetais apresentem a maior parte de seus nutrientes na região mais próxima à casca. Por isso, para os vegetais que podem ser consumidos com a casca, esta é a forma mais recomendada.

Também se recomenda o cozimento no vapor, que preserva os nutrientes. A batata doce pode ainda ser preparada no forno ou na panela de pressão. Desde que não se tire a casca, estas três formas de preparo são benéficas, tornando o prato mais saudável.

O preparo através da fritura é o menos indicado. Além da perda de muitos dos nutrientes, a temperatura que a fritura atinge faz com que a gordura de origem vegetal se torne saturada, causando ainda mais males à saúde. Quanto ao tipo de óleo a usar, é sempre bom lembrar que o azeite é o menos indicado para frituras.

Continue acompanhando as nossas postagens curtindo a nossa fanpage !

Até a próxima!

Produtos recomendados:
Método Emagreça com o Doutor Rocha
Método Emagrecer de Vez
Programa Diabetes Controlada com Dr. Rocha
Programa de Emagrecimento Corpo D21
Treino Feminino Pro
Dieta Detox – Semana Detox

Quer receber Grátis o primeiro capítulo do ebook Emagrecer de Vez em seu e-mail?
Clique na imagem abaixo!


Primeiro Capítulo gratis do Emagrecer de Vez

Compartilhe com seus amigos!!!
Emagreça com o Dr. Rocha
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.