Diabetes Gestacional - Causas, Sintomas e Tratamentos

Saúde

Diabetes Gestacional – Causas, Sintomas e Tratamentos

Diabetes Gestacional – Causas, Sintomas e Tratamentos
Compartilhe com seus amigos!!!

As grávidas sempre têm desejos, não é? E contanto que não seja muito fora do normal, não tem nada demais em satisfazê-lo. Mas se veio aquele desejo de comer uma caixa inteira de chocolate, cuidado, você pode contrair a diabetes gestacional e se você não cuidar, ela pode te deixar marcas para o resto da vida.

Nesse artigo eu vou te falar um pouco mais sobre ela e te informar sobre essa doença que é comum entre as gestantes.

Emagreça com o Dr. Rocha

Causas da Diabetes Gestacional:

A diabetes é causada pelo alto nível de glicose no sangue. Isso todo mundo sabe, mas como isso ocorre? A insulina é o hormônio responsável pelo regulamento de açúcar no sangue. Quando esse hormônio está funcionando normalmente, a insulina retira a glicemia do sangue e coloca dentro das células, isso dará energia ao organismo.

Quando o hormônio não funciona corretamente, o nível de glicemia aumenta e o nível de glicose também aumenta no sangue porquê a insulina não consegue transportá-lo para as células, e isso causará a diabetes.

Então, quem pode contrair a diabetes: Quem consome grande quantidade de açúcar ou qualquer pessoa?

Um conjunto dos dois. Pense assim: Se você tiver um hormônio que trabalha normalmente e comer pouca quantidade de açúcar, ele vai conseguir dar conta da quantidade. Se você tiver um hormônio que não funciona corretamente, mas comer pouco açúcar, a chance de contrair diabetes reduz muito. Agora se você tem um hormônio que não funciona corretamente e ingere grande quantidade de açúcar, a chance de você contrair a diabetes aumenta demais.

Mas e a diabetes gestacional, quais são as causas?

As pesquisas não confirmam ao certo quais as causas da diabetes gestacional, mas ela ocorre do mesmo jeito: A deficiência do hormônio faz com que a grávida contraia a doença. Mais especificamente, a deficiência da insulina é por causa do aumento da placenta, ela atua na produção de hormônios que bloqueiam a produção de insulina. Podemos dizer que quanto mais perto do parto, maior a chance contrair a diabetes gestacional.

Mas porquê será que ela ocorre justamente na gestação?

Na gestação os hormônios da mulher parecem ficar muito confusos e por isso a produção deles fica meio desordenada, enquanto alguns são produzidos em alta quantidade, outros são produzidos em baixa quantidade e isso pode variar de acordo com o mês corrente da gestação. Por esse motivo também, a diabetes gestacional costuma desaparecer logo após o parto.

Receitas de Sucos Naturais


Vencendo a 
Calvície

Sintomas da diabetes gestacional

Eles são raros e a principal forma de detectar se você contraiu a diabetes gestacional ou não, é realizando um bom e correto pré-natal.

Além de serem raros, os sintomas provenientes da diabetes gestacional são sintomas que a mulher já sente normalmente, por causa da gravidez.

Os sintomas mais comuns são:

– Aumenta a vontade de urinar
– Cansaço repentino
– aumento do apetite

No entanto, como havia dito, esses sintomas já são causados somente pela gravidez. Então é muito importante que você realize o seu pré-natal corretamente e faça todos os exames que o médico pedir, para que, se caso estiver com diabetes gestacional, cuidar dessa doença.

Como se prevenir da diabetes gestacional?

Primeiro de tudo você precisa saber que é comum e afeta cerca de 15% das gestantes brasileiras. Então se caso acontecer com você, não deve se preocupar tanto, mas fazer as formas de tratamento que falarei mais abaixo.

No entanto, se você tem um histórico de diabetes na sua família, deve ficar atenta, pois a diabetes gestacional pode se tornar crônica se você não tomar os devidos cuidados.

Isso pode acontecer porquê após o parto, o pâncreas precisará produzir cerca de 50% de toda a insulina utilizada diariamente, para poder regular os níveis de açúcar no sangue, e se você tiver um histórico na sua família, a chance do seu hormônio não funcionar normalmente é muito grande e isso pode fazer com que você contraia a diabetes crônica.

Para poder se prevenir você deve:

Curso Bolos no Pote

– Regular o que vai comer:

Evite muitos doces e comidas muito açucaradas, principalmente os sucos. Invista em frutas e legumes no seu prato e diminua os carboidratos (esses é o grupo que é transformado em glicose). Não se esqueça dos cereais, eles também são bons aliados para que você fique de barriga cheia, coma bem e o nível de glicose não fique alto.

– Exercícios próprios para quem está carregando um bebê:

Nada de pegar o peso máximo na academia ou correr 10 km no dia. Você deve fazer exercícios como hidroginástica, caminhada, yoga, esses são poucos dentre tantos que existem. Você precisará de exercícios antes de contrair a diabetes gestacional, mas se já tiver sido diagnosticada com a doença, continue a fazer exercícios, pois além de te ajudar a manter o peso, eles deixam as células com uma maior sensibilidade em relação a insulina, ou seja, elas vão precisar de menos insulina para poder transportar a glicose no sangue.

– Medicamentos prescritos:

Pode ser que o seu médico indique algum medicamento para regular o nível de açúcar no sangue. Esses remédios são bem efetivos, então se ele não prescreveu e você está preocupada, converse com ele e veja o que ele pode fazer com você.

– Pré-natal:

Faça sempre o pré-natal corretamente para diminuir as chances de o seu beber sofrer alguma consequência por causa da diabetes gestacional.

Diabetes Controlada com o Dr. Rocha

Tratando a diabetes gestacional

Para tratar a diabetes gestacional você deve continuar se prevenindo e fazer tudo acima. Você pode e deve continuar fazendo exercícios físicos depois que diagnosticar a diabetes gestacional e tente sempre manter o peso ideal, isso facilitará muito para que você e seu bebê não sofram consequências no futuro.

Se a mudança de hábitos não estiver dando certo, você poderá ser tratada com injeções de insulina, elas ajudarão a regular o nível de glicose no sangue.

Quais consequências?

O seu bebê pode nascer com o peso acima do normal, pode morrer dentro da sua barriga, pode ter problemas respiratórios ou cardíacos e quando forem adultos, o risco de contrair a diabetes tipo 2 e alcançar a obesidade é maior do que o risco da população em geral.

Para você o risco é semelhante, mas menor. Você poderá contrair a diabetes tipo 2 para a vida e ter um aumento da pressão arterial.

Recomendações

Fique calma e se cuide, pois normalmente a diabetes gestacional termina assim que o bebê nasce e se tiver uma vida pouco saudável, mude-a para melhor.

Continue acompanhando as nossas postagens curtindo a nossa fanpagee compartilhe com seus amigos e ajude-os a terem também uma alimentação saudável!

Até a próxima!

Artigos Relacionados:
Diabetes Tipo 1
Diabetes Tipo 2
Obesidade e Diabetes
Tratamento para Diabetes

Produtos recomendados:
Método Emagreça com o Doutor Rocha
Método Emagrecer de Vez
Programa Diabetes Controlada com Dr. Rocha
Programa de Emagrecimento Corpo D21
Treino Feminino Pro
Dieta Detox – Semana Detox

Quer receber Grátis o primeiro capítulo do ebook Emagrecer de Vez em seu e-mail?
Clique na imagem abaixo!


Primeiro Capítulo grátis do Emagrecer de Vez

Compartilhe com seus amigos!!!
Emagreça com o Dr. Rocha
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.