Menopausa - Sintomas, Tratamentos e Causas

Emagrecer Saúde

Menopausa – Sintomas, Tratamentos e Causas

Menopausa – Sintomas, Tratamentos e Causas
Compartilhe com seus amigos!!!

A Menopausa é uma fase na vida das mulheres pela qual todas terão que passar e curiosamente não é um assunto que as mesmas têm muitas informações. Talvez o motivo de não se falar muito deste assunto é porque muitas mulheres tem dificuldade de encarar a verdade de que seu período produtivo terminou, nossa cultura machista valoriza a mulher pela beleza, por gerar filhos e tudo isso parece que vai acabando com a chegada da Menopausa.

Contudo, é preciso parar e pensar que é apenas uma nova fase e que não precisa vir acompanhada de insegurança por motivo algum. Nesse artigo vamos falar um pouco sobre o que é Menopausa, suas causas, os sintomas, sua prevenção e tratamento.

Emagrecimento Saudável para Mulheres

O que é a Menopausa

Vamos lá… A Menopausa se define pelo período fisiológico que começa após a última menstruação de forma espontânea da mulher.

Nesse exato período os ciclos menstruais e também os ovulatórios são irreversivelmente encerrados.

A falta de menstruação não faz muita diferença para as mulheres, algumas até passam a vida inteira tentando métodos para fugir da mesma devido ao desconforto que ela proporciona.

Já a falta de ovulação é um assunto um pouco mais delicado. A maioria das mulheres desejam ser mães e isso depende desse processo, por esse motivo existe uma certa corrida para engravidar em determinadas idades porque todas sabem que vai chegar o dia em que uma gravidez não será mais possível.

Mesmo já tendo filhos algumas mulheres costumam ficar tristes com a chegada dessa impossibilidade.

O período de Menopausa só é confirmado após 1 ano da última menstruação, pois nesse intervalo de tempo a mulher ainda pode menstruar.

Esse tempo de 1 ano é denominado de climatério e basicamente se resume à passagem do período de vida reprodutiva feminino para o período não reprodutivo.

É nessa fase que o organismo feminino deixa de produzir, de forma gradativa, a progesterona e o estrogênio, outro dos vários sintomas da Menopausa.

Não há uma idade determinada para a chegada da Menopausa isso costuma variar de mulher para mulher, mas geralmente ocorre entre os 45 e 55 anos de idade, mas mesmo assim algumas mulheres podem entrar nesse estágio um pouco antes dos 45 anos.

Plano Detox

Veja como pode se dar a Menopausa:

• Ela pode ser espontânea e recebe esse nome quando ocorre entre a idade descrita anteriormente de forma natural, sem nenhuma intervenção.
• Ela pode ser dita precoce quando chega antes dos 45 anos também de forma espontânea.
• A Menopausa cirúrgica ocorre por meio de uma intervenção, quando são retirados os ovários ou o útero da mulher por vários motivos.
Menopausa tardia é aquela que aparece após os 55 anos.
null

Sintomas da Menopausa

É correto afirmar que não é possível prever com quantos anos uma mulher vai entrar na Menopausa, entretanto, chegando perto desse período de transformação algumas mudanças fisiológicas são facilmente identificadas e é necessário prestar atenção para começar a pensar em um possível tratamento para a Menopausa. No período do climatério é quando esses sintomas ficam mais visíveis.

Principais Sintomas:

• Alterações na menstruação. Ela pode vir de forma mais espaçada ou pode até deixar de descer.
• Ondas de calor. Esse é, para muitas mulheres, o pior dos sintomas.
• Suores noturnos.
• Ressecamento vaginal.
• Insônia
• Diminuição do desejo sexual
• Perda de massa óssea aparentemente sem motivo.
• Perda de atenção e diminuição de memória
• Aumento do risco de algumas doenças como, por exemplo, as doenças cardiovasculares.
• Depressão.
• Alteração na distribuição da gordura corpórea.

Quando a mulher começa a perceber a presença dos sintomas citados acima é hora de procurar ajuda médica até como forma de prevenção de algumas doenças.

Os profissionais que devem ser procurados são: Seu ginecologista, um psicólogo e um cardiologista. É nessa fase também que pode ocorrer ganho de peso, aumento da pressão arterial e aumento dos níveis de colesterol ruim, tudo isso provocado pela redução do metabolismo.

Prevenção da Menopausa

No caso da Menopausa a prevenção só pode ser feita quanto aos sintomas, pois a mesma chega para todas as mulheres e isso é inevitável.

Como parte dessa prevenção, estão as visitas aos profissionais da saúde que citamos anteriormente. Muitas mulheres não conseguem passar por essa fase de forma satisfatória, é muito comum elas se deixarem abater por quadros longos de tristeza até chegar à depressão, então um psicólogo deve ser consultado.

Com a queda dos níveis hormonais (progesterona e estrogênio) os riscos de doenças cardiovasculares aumentam, por isso um cardiologista deve ser procurado pelo menos uma vez por ano. Como também existem alguns problemas relacionados à secura vaginal e queda da libido, o seu ginecologista também deve permanecer como prioridade. Esses profissionais também precisam ser procurados para um possível tratamento.

Clique na imagem abaixo e conheça um programa para aliviar os sintomas da Menopausa:


Tratamento para Menopausa

Tratamentos para Menopausa

Existem várias formas de tratar os sintomas da Menopausa e o profissional responsável é quem vai decidir qual deles se adapta melhor para cada paciente.

• Tratamento para a Menopausa utilizando pílulas anticoncepcionais. Esse é um tratamento mais simples, porém considerado mais perigoso, pois o mesmo consiste em repor os hormônios perdidos através dos comprimidos, mas o problema é que essas pílulas não possuem o hormônio natural e sim uma versão sintética em dosagens maiores.
• Um outro tipo de tratamento para a Menopausa é a chamada terapia de reposição hormonal. Essa reposição cosegue trazer de volta para o organismo os dois hormônios perdidos evitando ou amenizando todos os possíveis sintomas que venham aparecer.
O tratamento pode ser por meio de adesivos, pílulas ou géis, contudo, o mais indicado são as pílulas. Aqui os hormônios utilizados para reposição são naturais e as doses costumam ser bem pequenas.
• Além dos tratamentos à base de reposição hormonal outra forma de atenuar os sintomas da Menopausa existe também a inibição da receptação de clonidina, serotonina e da cinarizina.

Outros tratamentos como a acupuntura, também podem dar bons resultados.

Caso esteja sentindo algum dos sintomas da Menopausa é interessante já procurar seu ginecologista habitual para dar um diagnóstico sobre sua situação e caso seja necessário, iniciar um tratamento para a Menopausa.

Continue acompanhando nossas postagens e compartilhando com seus amigos a nossa fanpage, queremos muito fazer parte das mudanças positivas da sua vida!

Até a próxima!

Artigos Relacionados:
Sintomas da Menopausa

Produtos recomendados:
Método Emagreça com o Doutor Rocha
Método Emagrecer de Vez
Programa Diabetes Controlada com Dr. Rocha
Programa de Emagrecimento Corpo D21
Treino Feminino Pro
Dieta Detox – Semana Detox

Quer receber Grátis o primeiro capítulo do ebook Emagrecer de Vez em seu e-mail?
Clique na imagem abaixo!


Primeiro Capítulo grátis do Emagrecer de Vez

Compartilhe com seus amigos!!!
Emagreça com o Dr. Rocha
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.