Scroll Top

Saúde

Sintomas da Menopausa

Sintomas da Menopausa
Compartilhe com seus amigos!!!

Neste artigo, vamos apresentar alguns dos Sintomas da Menopausa e o que pode ser feito para minimizar esses sintomas. Mas lembre-se: antes de qualquer ação, consulte um médico!

À medida que o corpo humano vai envelhecendo, muitas coisas vão mudando por fora e dentro da gente.

Por fora, as coisas são mais perceptíveis, com o rosto ganhando rugas e o cabelo embranquecendo.

Emagrecimento Saudável para Mulheres

Mas por dentro, o nosso organismo está a mil e muitas coisas estão mudando sem a gente ter a menor ideia.

Para os homens, a mudança hormonal se chama andropausa; já para as mulheres, é a menopausa.

Para a maioria dos homens, a andropausa não tem muitos reflexos. Mas, para as mulheres tudo se torna muito pior: o calor, a oscilação de humor, a desregulação do corpo…

Não é nenhum bicho de sete cabeças e existem alguns medicamentos ou hormônios que são receitados pelos ginecologistas para minimizar os efeitos ou auxiliar na regulação dos hormônios e tornar essa fase mais tranquila.

Explicando a menopausa

Antes de começarmos a explorar alguns dos Sintomas da Menopausa, vale a pena explicar o que se trata essa mudança.

O corpo da mulher passa por ciclos importantes durante o amadurecimento. A menarca, que é a primeira menstruação da mulher, é o primeiro deles.

Trata-se de um indicativo de que a mulher está entrando na idade fértil.

Esse período de fertilidade é longo, durando, em média, dos 12 aos 50 anos. Durante esse tempo, a mulher irá menstruar mensalmente.

A menstruação é quando o corpo elimina a descamação da parede do útero quando não ocorre a fecundação dos óvulos.

Quando se chega entre os 3 e 7 anos que antecedem a menopausa, a mulher entra no ciclo da pré-menopausa.

Trata-se do período final de fertilidade e atinge as mulheres a partir dos 40 e poucos anos de idade.

É por isso que dizem que a gravidez depois dos 40 é perigosa: nessa idade, os óvulos já não são tão saudáveis como eram quando a mulher é mais nova.

A menopausa é quando a mulher menstrua pela última vez. Esse evento é um marco, e abala muito o lado psicológico da mulher. Quando acontece a menopausa, ela tem um estalo de que envelheceu e as coisas não serão mais como antes.

O que acontece após a menopausa é chamado de climatério. Dentro desse período também estão os Sintomas da Menopausa.

A perimenopausa é um período localizado entre a pré-menopausa e o primeiro ano do climatério. É nesse período que o corpo começa a demonstrar algumas mudanças, como redução de hormônios, ciclos menstruais desregulados, ondas de calor, distúrbios de sono e outros sintomas que exploraremos mais.

Neste artigo, chamaremos de Sintomas da Menopausa todo tipo de mudança que ocorre no período de perimenopausa. Vamos conferir os principais?

Clique na imagem abaixo e conheça um programa para aliviar os sintomas da Menopausa:


Tratamento para Menopausa

Sintomas da Menopausa

Ondas de calor

Um dos principais Sintomas da Menopausa são as ondas de calor. Com certeza você já deve ter ouvido alguém brincar de que está na menopausa porque sente muito calor, não é mesmo?

Esse é um dos sintomas mais comuns da menopausa e acontece porque a produção de estrogênio – hormônio que define as características femininas e controla a ovulação (mas também está presente no corpo do homem, assim como a testosterona está presente no corpo da mulher) – diminui.

Com essa queda do hormônio, a temperatura do corpo fica desregulada. Essas ondas de calor começam na pré-menopausa e podem durar até o segundo ano da menopausa.

Infelizmente, aqui não tem muito o que fazer: é jogar uma água no rosto e esperar a onda de calor passar.

Problemas no sono!

Um dos Sintomas da Menopausa que mais atinge as mulheres é a insônia. Algumas mulheres não possuem esse problema antes de entrar no período da pré-menopausa, e acabam levando isso nos anos subsequentes. Como o corpo está todo desregulado, o sono também fica problemático.

Um outro problema que costuma aparecer para as mulheres durante a noite é sudorese noturna. Trata-se de um sintoma que vem junto com as ondas de calor e faz com que a mulher comece a suar bastante durante o sono. Esse problema também pode estar ligado com a insônia: por acordar com muito calor e desconfortável com o excesso de suor, a mulher acaba perdendo o sono.

Uma dica: nesse período, evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e durma com um quarto bem ventilado.

Isso não vai fazer com que as ondas de calor, os suores intensos ou a insônia acabem, mas com certeza pode te ajudar a diminuir a intensidade e o desconforto desses acontecimentos.

Menstruação desregulada

Para a maioria das mulheres, a menstruação ocorre em um determinado ciclo e vem com uma determinada intensidade do sangramento. São poucas que possuem a menstruação desregulada e, quando isso acontece, os ginecologistas prescrevem medicamentos que auxiliam na regulação do ciclo menstrual.

Com a aproximação da menopausa, um dos sintomas que a mulher se depara são as alterações menstruais: os ciclos se tornam irregulares e a intensidade do sangramento também pode oscilar, para mais ou para menos. Durante o ciclo, podem ainda acontecer sangramentos irregulares.

Não existe uma data certa para determinar quando acontece a menopausa. Alguns ginecologistas só conseguem definir isso com a paciente depois que ela fica 1 ano sem menstruar.

Mudanças psicológicas

As alterações hormonais mexem demais com o humor das mulheres. Durante a menstruação, as mulheres se tornam mais sensíveis, ficando irritadas com pouco ou se transformando numa manteiga derretida e se emocionando com qualquer coisa que aconteça.

Na menopausa, isso também pode acontecer: a mulher, em um período de poucas horas, pode ir da euforia para a ira, passando pela tristeza, saudade, ódio e alegria.

Isso acontece pela diminuição de estrogênio circulando pelo corpo e que também reduz a liberação de neurotransmissores que regulam a serotonina e a dopamina, hormônios responsáveis pela regulação do humor.

A ansiedade é outro problema que pode aparecer e que tem relação com as oscilações de estrogênio.

As oscilações dos níveis de estrogênio e a noção de que está envelhecendo faz com que a mulher também se torne mais suscetível para desenvolver uma depressão. Pesquisas indicam que a mulher em pré-menopausa pode entrar em depressão numa porcentagem 2,5 vezes maior do que em outras fases da sua vida.

Para aquelas com as ondas de calor e a insônia, o risco aumenta ainda mais!

Redução da libido e secura vaginal

Um outro sintoma da menopausa são as mudanças no aspecto sexual da mulher. A vagina, por exemplo, é afetada diretamente com a chegada da menopausa: o revestimento interno da vagina recebe doses de estrogênio para a lubrificação e também o prazer na relação sexual. Durante a menopausa, ela pode se tornar seca, trazendo algum incômodo durante o sexo.

O estrogênio em queda no corpo da mulher também faz com que a libido diminua. Se o problema com a secura vaginal traz dor durante a relação sexual, a libido cai mais ainda. Logo, ela não tem mais prazer com o sexo.

Concentração e memória

A redução do nível de estrogênio também afeta o cérebro da mulher. Dois dos Sintomas da Menopausa são a falta ou dificuldade de concentração para as atividades rotineiras do dia a dia, e também o esquecimento com os acontecimentos rotineiros. Esses problemas podem atingir as mulheres que possuem um estado maior de depressão, cansaço ou stress.

Dores, ganho de peso e cansaço

Outro sintoma que atinge a maioria das mulheres na menopausa são as dores que acontecem nas articulações, na mama ou dores de cabeças mais intensas.

O problema de dores na articulação se intensifica com as mulheres obesas ou com sobrepeso. Por isso, vale o lembrete: cuide da sua saúde hoje para você ter uma velhice mais saudável e sem dores!

No entanto, as mulheres mais magras também podem se deparar com problemas de ganho de peso durante a menopausa. Isso acontece pelas mudanças no depósito da gordura, fazendo com que as mulheres aparentem ter a “barriguinha de cerveja”. Esse problema pode ser resolvido com um acompanhamento nutricional adequado.

As dores nas mamas também são bem comuns, e acontecem nos anos que antecedem a menopausa. Não existe nenhum tratamento para combater a dor, que é chamada de mastodinia. Depois da menopausa, esse problema tende a desaparecer.

As dores de cabeça aparecem em algumas mulheres que têm tendência a enxaquecas e tem relação com a irregularidade do ciclo menstrual. Esse problema atinge poucas as mulheres e se torna mais forte a medida que a menopausa se aproxima.

Pele seca, queda de cabelo, unhas fracas e pelos faciais

Com as alterações hormonais durante a menopausa, as mulheres acabam se deparando com problemas como a pele seca, queda de cabelo e as unhas enfraquecidas. Felizmente, esses problemas podem ser resolvidos com produtos dermatológicos que só devem ser consumidos com a indicação e orientação de um dermatologista ou ginecologista.

Outro sintoma da menopausa e que incomoda muito as mulheres é o aparecimento de pelos faciais.

O corpo feminino possui alguns hormônios masculinos (assim como o corpo do homem possui alguns hormônios da mulher), e esse desequilíbrio hormonal pode fazer com pelos aparecem no rosto da mulher.

Plano Detox

A menopausa tem tratamento?

A resposta para essa pergunta é até meio óbvia, mas vale a pena ressaltá-la: não existe tratamento para a menopausa, mas existem medicamentos que podem diminuir o impacto das oscilações hormonais no corpo da mulher.

O tratamento mais comum para diminuir os Sintomas da Menopausa é realizando uma terapia de reposição hormonal.

O ginecologista prescreve uma determinada quantidade de estrogênio ou de uma mistura de estrogênio e progesterona que deve ser ingerido pela mulher através de compridos ou de injeções regulares.

Algumas mulheres também costumam utilizar tratamentos homeopáticos ou fitoterápicos para diminuir os efeitos dos Sintomas da Menopausa. Cientes de que não dá para retardar o envelhecimento, as mulheres procuram alternativas para envelhecer com mais conforto e qualidade de vida.

Continue acompanhando nossas postagens e compartilhando com seus amigos a nossa fanpage, queremos muito fazer parte das mudanças positivas da sua vida!

Até a próxima!

Artigos Relacionados:
Menopausa

Produtos recomendados:
Método Emagreça com o Doutor Rocha
Método Emagrecer de Vez
Programa Diabetes Controlada com Dr. Rocha
Programa de Emagrecimento Corpo D21
Treino Feminino Pro
Dieta Detox – Semana Detox

Quer receber Grátis o primeiro capítulo do ebook Emagrecer de Vez em seu e-mail?
Clique na imagem abaixo!


Primeiro Capítulo grátis do Emagrecer de Vez

Compartilhe com seus amigos!!!
Emagreça com o Dr. Rocha