Scroll Top

Saúde

Varizes – Causas, Sintomas e Tratamentos

Varizes – Causas, Sintomas e Tratamentos
Compartilhe com seus amigos!!!

Ao pensar em Varizes é quase automático que nos venha à cabeça uma visão estética feia, ruim, mas as mesmas estão longe de serem apenas um problema visual, pois as veias com esse problema indicam um quadro patológico que alertam para ocorrência de insuficiência venosa crônica.

10 Sucos Detox

Para que nós possamos entender de forma mais simples quais são as causas das Varizes, seus sintomas bem como o tratamento das Varizes é necessário conhecer o funcionamento das veias, então vamos ao nosso post de hoje.

O que são varizes

A primeira coisa, a saber, é que nosso sangue é transportado por vasos: Veias e as artérias. As artérias são vasos que carregam o sangue com oxigênio para o corpo, permitindo que os tecidos e os órgãos sejam nutridos. As mesmas também mantém esse sangue longe do coração.

As veias são os vasos responsáveis por trazer de volta esse mesmo sangue já sem oxigênio de volta para os pulmões e para o coração para que o mesmo se encha outra vez.

O sangue que chega às nossas pernas chega por meio das artérias e volta para o coração através das veias.

Se você ainda não parou para pensar, as veias presentes nas pernas trabalham de encontro à gravidade e de acordo com alguns especialistas as Varizes, na verdade, é um efeito colateral sofrido pelo processo evolutivo do nosso corpo que nos permite andar sobre duas pernas.

A partir do momento que o ser humano se tornou bípede o coração ficou mais distante dos membros inferiores e consequentemente passou a dificultar o retorno do sangue para o mesmo.

Você deve estar se perguntando como esse sangue sobe novamente, não é? Bem… Sem dúvida, apenas o bombeamento do sangue não é suficiente para vencer a força da gravidade, mas o segredo é que as veias possuem as válvulas e esse mecanismo consegue facilitar as coisas.

O problema começa quando essas válvulas não conseguem realizar esse processo satisfatoriamente. O sangue que normalmente deve subir começa a voltar para baixo e se acumula com o sangue novo que vai ascender.

O problema se dá devido à dilatação das veias e essa dilatação que também provoca tortuosidades nas mesmas fica bastante visível já que as veias ficam muito próximas da pele.

Além desse mecanismo da veia das válvulas os membros inferiores ainda possuem outras duas maneiras de ajudar nesse processo:

• Bomba plantar: Toda vez que pisamos, o impacto provocado na planta dos nossos pés provoca um bombeamento do sangue acumulado nos mesmo.
• Bomba da panturrilha: Toda vez que pisamos, a musculatura das panturrilhas, da mesma forma como a planta dos pés, consegue bombear o sangue para cima por meio das contrações desses músculos.

Plano Detox

Causas das varizes

De acordo com as últimas estatísticas de estudos internacionais de 20 a 33% das mulheres sofrerão com Varizes, enquanto o número de homens vai de 10 a 20%.

Sabendo desses altos índices do problema é bom se manter informado sobre a mesma e quando falamos em causas das Varizes nos referimos aos fatores de risco mais do que qualquer outra coisa. Esses fatores de risco além de contribuir para o aparecimento das Varizes ainda promove a piora das mesmas. Veja quais são:

Tendência hereditária:

Histórico familiar com incidência do problema em avós, irmãos e pais apresenta um maior risco do aparecimento de Varizes. Desse modo existe determinada corelação hereditária e genética que aparece em pelo menos 70% dos casos.

Obesidade:

Peso em excesso costuma sobrecarregar o sistema venoso, principalmente dos membros inferiores, causando uma possibilidade maior de dilatação venosa.

Gestações múltiplas:

A gestação tem como uma de suas principais características as alterações hormonais e o aumento abrupto de peso e aumento do útero também prejudica o retorno do sangue nas pernas. É bem comum a ocorrência de Varizes em mulheres que passam por várias gestações, mas algumas semanas após o parto elas costumam diminuir de forma espontânea.

Emagrecimento Saudável para Mulheres

Uso de pílulas anticoncepcionais:

Um dos efeitos colaterais do uso das pílulas anticoncepcionais é um certo enfraquecimento das paredes venosas fazendo com que as veias sofram dilatação. Isso não ocorre em todas as mulheres que utilizam esse método, mas algumas são mais suscetíveis.

Posição de pé:

Entre as causas das Varizes podemos citar a permanência demasiada na posição de pé. Pessoas que exercem funções que exigem das mesmas ficar muito tempo de pé têm mais chances de ter Varizes.

Tabagismo:

Pessoas (mulheres e homens) que fumam tem maior tendência de desenvolver o problema.

Sapatos de salto:

Mulheres que passam muito tempo usando sapatos com saltos muito altos tem diminuída a mobilidade da panturrilha que é um dos mecanismos de bombeamento do sangue.

Idade:

Embora seja comumente possível a ocorrência de alterações venosas em pacientes de forma muito precoce por conta de uma predisposição genética, a idade é uma das causas das Varizes.

À medida que a idade vai avançando os riscos de ter esse problema também aumentam.

Sintomas das varizes

Os sintomas das Varizes são visíveis.

Veias dilatadas e tortuosas ficam muito destacadas sob a pele. Costumam sangrar quando sofrem algum trauma formando trombos. Os sintomas das Varizes são facilmente notados.

Diagnóstico das varizes

Geralmente a própria pessoa consegue fazer esse diagnóstico das Varizes, mas ao médico cabe confirmá-lo e posteriormente identificar o grau de sua gravidade para só então escolher um tratamento adequado. Para fazer a graduação das Varizes o profissional ainda pode solicitar alguns exames complementares.

Veja:

• Ultrassom com Doppler: Em casos menos graves esse é o exame mais solicitado. Não usa radiação ou contraste, sua execução é considerada bem simples, não invasivo e indolor.
• Em casos mais graves podem ser solicitados exames mais complexos e invasivos como: Tomografia computadorizada, ultrassom endovascular, ressonância magnética nuclear e flebografia.

Emagreça com o Dr. Rocha

Tratamento das varizes

Após o diagnóstico positivo para presença do problema o tratamento das Varizes será escolhido pelo profissional e pode variar entre intervenção cirúrgica, escleroterapia (secagem das veias ou abalação química).

O tratamento vai depender de uma série de coisas como, por exemplo, a localização das Varizes, a condição física do paciente, a extensão do problema etc.

Existem vários tipos de problemas relacionados às veias e o tratamento deve ser escolhido por um profissional responsável levando em consideração tudo isso.

Cada tratamento possui suas desvantagens e suas vantagens e embora a cirurgia seja escolha na maioria das vezes com forma de tratar as Varizes o médico pode optar outro tratamento.

Esse foi nosso artigo que abordou as causas das Varizes, os sintomas das Varizes, diagnóstico e tratamento.

Continue acompanhando nossas postagens e divulgando nossa fan page para seus amigos(as), queremos muito fazer parte das mudanças boas da sua vida!

Até a próxima!

Produtos recomendados:
Método Emagreça com o Doutor Rocha
Método Emagrecer de Vez
Programa Diabetes Controlada com Dr. Rocha
Programa de Emagrecimento Corpo D21
Treino Feminino Pro
Dieta Detox – Semana Detox

Quer receber Grátis o primeiro capítulo do ebook Emagrecer de Vez em seu e-mail?
Clique na imagem abaixo!


Primeiro Capítulo grátis do Emagrecer de Vez

Compartilhe com seus amigos!!!
Emagreça com o Dr. Rocha