Scroll Top

Saúde

Vitamina A – Benefícios para sua Saúde

Vitamina A – Benefícios para sua Saúde
Compartilhe com seus amigos!!!

Você gosta de damasco? Já ouviu alguém falar que o damasco é uma grande fonte de Vitamina A?

As necessidades corporais do se humano são capazes de atingir níveis de complexidade muito grandes, fazendo com que o número de nutrientes e vitaminas que precisemos para viver de maneira saudável seja muito grande.

Emagrecimento Saudável para Mulheres

Entretanto, alguns desses elementos naturalmente se sobressaem, como é o caso, por exemplo, da Vitamina A.

Um elemento que está presente em praticamente todos os processos de grande importância no sentido de renovação e fortificação das estruturas do nosso corpo precisa ser conhecida e analisada da maneira mais correta possível, fazendo com que você perceba a seguir que qualquer educação alimentar feita sem a Vitamina A será absolutamente incompleta e inconsistente com a ideia de uma vida verdadeiramente saudável.

O que é, exatamente, a Vitamina A?

A Vitamina A é um nutriente que está incluso em um grupo de elementos que formam a família dos chamados carotenoides, compostos que determinam a coloração de determinados alimentos principalmente de tons avermelhados ou alaranjados.

Seja para as plantas como para os animais, eles são essenciais na vida e precisam ser ingeridos na alimentação, pois nenhum ser vivo consegue produzi-la dentro de seu próprio corpo.

Dentro dessa família de carotenoides está incluso o betacaroteno, elemento que atua no corpo justamente como aquele que pode liberar a produção de Vitamina A no organismo de maneira lipossolúvel, ou seja, misturada na absorção pelo corpo em gorduras e óleos diversos que estão inclusos na sua dieta alimentar.

Sendo assim, através de todo esse processo feito internamente através da inteligência e complexidade que compõe o organismo humano, é absorvida essa vitamina nas suas mais diversas fontes.

Como a Vitamina A pode me fazer bem?

Dentro das suas características de grande presença nas reações químicas que compõem o bom funcionamento do corpo humano, a Vitamina A é capaz de proporcionar ótimos ganhos ao nosso organismo bem como manter em níveis normais diversas funções internas:

Pele saudável:

Um dos benefícios trazidos ao corpo através da absorção da Vitamina A é a manutenção e renovação da estrutura da pele, o elemento mais extenso do nosso corpo.

Através da natural renovação celular (colágeno) que existe como efeito da Vitamina A, ela também exerce um bom papel quando se refere a parte das mucosas da pele, setor de proteção mais em contato com a natureza quando se trata do tecido epiteliar.

Melhoria do sistema imunológico:

Toda a sua estrutura de defesa corporal está condicionada ao bom funcionamento e regulação do sistema imunológico.

Através da absorção de Vitamina A, você também estará colaborando para regular essa área importante do organismo que, quando possui algum tipo de deficiência ou disfunção, causa as chamadas doenças autoimunes, fazendo o próprio corpo destruir tecidos saudáveis dentro da sua formação celular.

Plano Detox

Auxílio no período da gravidez:

Esse momento tão especial e que requer grandes cuidados por parte das mães também pede que a dieta alimentar inclua a sua dose de Vitamina A.

Com a característica principal de favorecer o desenvolvimento embrionário do bebê na sua absorção, essa Vitamina tem papel muito relevante até mesmo para a formação corporal mais básica da criança que está por vir bem como o estímulo do desenvolvimento do gene que disseminará o GH, conhecido como o hormônio do crescimento.

Ação antioxidante:

Apesar de estar diretamente relacionada também a melhoria do sistema imunológico nesse benefício, uma ação antioxidante não pode ficar restrita a esse papel, já que envolvem diversos outros ganhos corporais como, por exemplo, a renovação celular, prevenção de doenças crônicas, combate ao envelhecimento precoce etc.

Tudo isso incluso na ingestão correta de Vitamina A.

O que a ausência/excesso de Vitamina A causa?

Assim como grande parte dos nutrientes que estão nesse exato momento atuando nas reações do nosso corpo, a Vitamina A possui uma medida correta e prudente de absorção dentro de qualquer estabelecimento de dieta alimentar realmente preocupada com a sua saúde.

Considerando esse fator, é importante você ter as informações corretas também sobre o outro lado da moeda, que é justamente percebendo como a Vitamina A pode causar contratempos se ela estiver demais ou de menos em sua corrente sanguínea.

Prejuízo à visão:

Um dos sentidos mais essenciais de nossa percepção sobre o mundo pode ser prejudicado caso os níveis de Vitamina A em seu corpo estejam baixos. Isso porque, dentre os muitos efeitos positivos já citados dessa vitamina, está também à proteção da córnea, parte protetora e reguladora da entrada de luz no globo ocular.

Os danos podem afetar a sua visão nos mais diferentes níveis, não estando em nenhum momento descartada até mesmo a contração de cegueira total pela deficiência em Vitamina A.

Agravamento de infecções:

Ainda citando o aspecto de níveis baixos de Vitamina A em seu corpo, justamente pelo trabalho positivo de regeneração da pele e também das mucosas não só epiteliais relacionadas a derme, mas também de todas as partes com esse tecido do corpo, infecções em pessoas com pouca Vitamina A podem se agravar por uma menor resistência desses tecidos ao processo infeccioso.

Aumento de tamanho do fígado:

Mesmo com benefícios em diversas partes do organismo, naturalmente o armazenamento de Vitamina A dentro de nós é feito de maneira bem desigual, sendo 90% estocado em nosso fígado e os demais 10% são divididos entre pulmões, rins e demais depósitos de gordura do nosso corpo.

Tendo essa explicação, não fica muito difícil concluir que índices muito acima do normal desse tipo de vitamina, por não terem como liberar na mesma proporção ao restante do corpo, podem causar até mesmo o inchaço principalmente do fígado.

Dores nas articulações:

O excesso de Vitamina A também pode causar outro efeito colateral que é ainda mais prejudicial e possível de ser sentido externamente por você que são as dores nas articulações.

Esse fenômeno que é mais comum por quem faz uso desmedido de suplementos com alto índice de Vitamina A podem ser causados por inflamações nas juntas ou mesmo pelo aumento excessivo do tamanho dos ossos.

Emagrecimento Saudável para Mulheres

Quais são as principais fontes de Vitamina A?

Além de, assim como quase todos os nutrientes, ser possível adquirir a Vitamina A através da suplementação (algo que deve ser feito irrevogavelmente sob prescrição médica), existem alguns alimentos em especial dentre as variadas fontes pelos seus altos índices do nutriente em sua composição:

– Laticínios em geral;

– Ovos;

– Cereais matinais fortificados;

– Frutas e legumes de cor alaranjada e/ou avermelhada (abóbora, cenoura, damasco, laranja, manga, tomate etc.);

– Verduras como brócolis, couve e espinafre;

– Batata doce;

– Óleo de Fígado de bacalhau.

Continue acompanhando nossas postagens e divulgando nossa fan page para seus amigos(as), queremos muito fazer parte das mudanças boas da sua vida!

Até a próxima!

Produtos recomendados:
Método Emagreça com o Doutor Rocha
Método Emagrecer de Vez
Programa Diabetes Controlada com Dr. Rocha
Programa de Emagrecimento Corpo D21
Treino Feminino Pro
Dieta Detox – Semana Detox

Quer receber Grátis o primeiro capítulo do ebook Emagrecer de Vez em seu e-mail?
Clique na imagem abaixo!


Primeiro Capítulo grátis do Emagrecer de Vez

Compartilhe com seus amigos!!!
Emagreça com o Dr. Rocha