Scroll Top

Saúde

Vitamina D – Conheça os Benefícios para sua Saúde

Vitamina D – Conheça os Benefícios para sua Saúde
Compartilhe com seus amigos!!!

A Vitamina D apesar de ter esta denominação também é um hormônio, com a exposição ao sol, o organismo produz esta vitamina que é essencial para a saúde cardiovascular, sistema imunológico e metabolismo ósseo.

Ter uma alimentação balanceada com um cardápio bastante variado ajuda o organismo a sintetizar aquelas substâncias orgânicas que não consegue produzir, mas que são fundamentais para o perfeito funcionamento de boa parte dos processos do corpo.

Plano Detox

Realizar boas refeições também é uma excelente forma de evitar que complicações se desenvolvam e prejudique o sistema imunitário. Por isso, deve-se sempre buscar por alimentos ricos em nutrientes com o intuito de fornecer os principais nutrientes para o organismo como, por exemplo, a Vitamina D.

Esses nutrientes possuem uma grande importância para os seres humanos, pois são precisos em muitos sistemas como, por exemplo, o nervoso, além de serem capazes de gerar um bem-estar físico e mental.

Por serem tão necessários para o organismo, existem muitos alimentos que são capazes de fornecer esse tipo de nutriente ao corpo.

O que são as Vitaminas?

As vitaminas são substâncias orgânicas que são indispensáveis para o funcionamento do organismo e que estão presentes em uma grande variedade de alimentos, mas em pequenas quantidades, assumem uma função de muita importância ao metabolismo celular assim como também ajuda no crescimento e regula as reações químicas que ocorrem nas células.

Devido a isso é que em períodos de crescimento, lactação e gestação as pessoas possuem uma necessidade maior por esse tipo de nutriente.

Em situações que as pessoas se submetem a um trabalho intenso ou quando sofrem de alguma doença infecciosa é bastante recomendado buscar por alimentos ricos em vitaminas.

Vitamina D

Já a Vitamina D nada mais é do que um hormônio esteroide lipossolúvel fundamental para o corpo humano já que sua ausência pode causar uma série de complicações, pois tem a responsabilidade de controlar cerca de duzentos e setenta genes, além de ter um papel importante sobre as células do sistema cardiovascular.

Embora a principal fonte de produção dessa vitamina se dê por meio da exposição solar, vale a pena destacar que alguns alimentos como, por exemplo, os peixes gordos, são uma excelente fonte desse nutriente. Contudo, estima-se que cerca de oitenta a noventa por cento da vitamina seja produzida por meio da exposição solar.

Além disso, a vitamina também pode ser produzida em laboratório e ser administrada como um suplemento ou até mesmo quando existe alguma deficiência do organismo ou para tratamento de certas doenças.

Para que serve a Vitamina D?

A Vitamina D é conhecida por ser capaz de tratar doenças inflamatórios e do sistema imunológico, mas tem um papel fundamental no processo de metabolismo que envolve os ossos e a saúde cardiovascular.

Por isso, quando o indivíduo apresenta deficiência desse nutriente pode sofrer com problemas que, geralmente, vão se manifestar como problemas nos ossos, desequilíbrios imunológicos e ter maior chance de desenvolver algum tipo de câncer.

Outra aplicação dessa vitamina que tem apresentado resultados interessantes é no tratamento da esclerose múltipla que, basicamente, é uma doença neurológica, crônica e que é caracterizada pelo confronto entre as células de defesa do organismo com o sistema nervoso central o que gera lesões cerebrais e medulares.

Quanto ao tratamento trata-se de um processo experimental que necessita que o paciente tome altas doses de Vitamina D.

Outro ponto que merece ser destacado é que pessoas que passam a maior parte do tempo em ambientes fechados sem a exposição de luz solar devem buscar um especialista para obter orientações de como tomar doses desse nutriente, pois grande parte da vitamina é produzida a partir desse contato com os raios solares.

Fontes da Vitamina D

Dentre os alimentos ricos nesse nutriente pode-se destacar:

• Suco de laranja: é um excelente exemplo de um mantimento rico nessa substância orgânica.
• Atum: outro alimento que é capaz de fornecer grandes parcelas da Vitamina D.
• Sardinha: é uma excelente opção para quem busca complementar a produção do organismo desse nutriente.
• Salmão: capaz de fornecer uma quantidade maior do que a necessária dessa vitamina.
• Leite: assim como os outros exemplos também é um mantimento rico nesse nutriente e pode ser utilizado para complementar a produção do corpo.
• Fígado de boi: embora seja uma parte do boi que não seja apreciado por muitas pessoas, trata-se de um alimento bastante rico nesse nutriente que pode ser consumido tanto grelhado como também cozido.
• Ovo: bastante tradicional nas refeições de muitas famílias, o ovo também fornece bastante vitamina para o corpo.

Cuidados com a Vitamina D

Como destacado a pouco, a falta de Vitamina D no organismo pode gerar diversas dificuldades para organismo, por isso deve-se sempre buscar alimentar-se com mantimentos ricos nesse tipo de nutriente.

Caso seja necessário é possível detectar nível da vitamina no organismo, mas esse é um processo que deve ser acompanhado por um especialista e que exige conhecimentos em testes laboratoriais. Os sintomas não costumam se manifestar em adultos, a não ser por eventuais dores ou cansaço.

Já quanto ao excesso da vitamina no corpo pode chegar a causar intoxicação e contribuir para que a os níveis de concentração de cálcio fiquem altos no sangue. Por isso, não é recomendado a ingestão de suplementos ricos nessa vitamina sem o devido acompanhamento, pois espera-se que o corpo consiga se manter apenas com a própria produção e com os alimentos ingeridos durante o dia a dia.

Benefícios e dicas sobre a Vitamina D

A principal função desse nutriente é ajudar o organismo a absorver cálcio. Isso é um processo muito importante, pois diminui as chances de se desenvolver algum problema ósseo, por isso deve-se ter boas quantidades do nutriente do sangue.

Além disso, pode-se ainda destacar:

• Gripe: descobriu-se que as crianças com deficiência dessa vitamina estão predispostas a desenvolverem uma gripe, por isso ao ingerir alimentos ricos nesse nutriente é uma forma de ajudar o organismo a evitar essa complicação.
• Fraqueza muscular: a falta da vitamina pode deixar os músculos fracos.
• Doenças cardiovasculares: a insuficiência cardíaca congestiva está diretamente ligada à falta dessa vitamina no corpo, por isso é bastante benéfico manter o nível do nutriente na condição normal.

A Vitamina D, sem dúvidas, é um elemento indispensável para a saúde das pessoas e, por isso, deve-se sempre estar atento aos alimentos que são consumidos para se certificar que possuem alguma quantidade desse tipo de nutriente, isso certamente irá ajudar bastante o organismo e ainda dá muita energia para o corpo gastar durante o dia.

Continue acompanhando as nossas postagens curtindo a nossa fan page !

Até a próxima!

Produtos recomendados:
Método Emagreça com o Doutor Rocha
Método Emagrecer de Vez
Programa Diabetes Controlada com Dr. Rocha
Programa de Emagrecimento Corpo D21
Treino Feminino Pro
Dieta Detox – Semana Detox

Quer receber Grátis o primeiro capítulo do ebook Emagrecer de Vez em seu e-mail?
Clique na imagem abaixo!


Primeiro Capítulo gratis do Emagrecer de Vez

Compartilhe com seus amigos!!!
Emagreça com o Dr. Rocha