Vitaminas: o que são, para que servem, benefícios e cuidados

Saúde

Vitaminas: o que são, para que servem, benefícios e cuidados

Vitaminas: o que são, para que servem, benefícios e cuidados
Compartilhe com seus amigos!!!

Você sabe o que são as vitaminas? Muito se fala a respeito delas e de como são importantes para o bom funcionamento do corpo humano, mas, afinal de contas, como elas são classificadas? Para que elas servem? O que acontece se elas estiverem faltando? Quais delas são mais importantes?


Emagreça com o Dr. Rocha

Estas perguntas a respeito do assunto são muito importantes para que se entenda de fato o valor que as vitaminas possuem no organismo humano. Segundo a ciência, todos os animais conseguem as produzir, mas, não em quantidade suficiente para se manter em pé e por isso precisamos ingeri-las por meio da alimentação.

Levar uma dieta balanceada é o melhor jeito para suprir estas nossas necessidades biológicas e deixar a saúde em dia. Já ouviu a expressão “saco vazio não para em pé”? Pois bem, um corpo sem as vitaminas necessárias também não dura muito tempo não.

Vamos descobrir mais?!

O que são as vitaminas?

As vitaminas são, consideradas pela ciência, micronutrientes necessários para a manutenção de todas as funções do nosso corpo. Elas agem no metabolismo fazendo com que o corpo consiga as substâncias necessárias para que fique com tudo funcionando em dia.
A maioria dos animais produz em baixa quantidade ou nem mesmo as produz, por isso é necessário consumir alimentos com as vitaminas que supram nossas necessidades. Essa quantidade a ser consumida varia de pessoa a pessoa, dependendo de idade, sexo, atividades físicas e vários outros fatores.

Quais são os tipos de vitaminas?

Os tipos de vitaminas são vários e foram classificados em letras, todas definidas pela sua solubilidade e não pela funcionalidade que ela tem no organismo humano. Algumas são lipossolúveis e outras são hidrossolúveis, seguem alguns exemplos:

Vitamina A:

Funciona como um importante oxidante. É encontrada nas frutas, na abóbora, na cenoura, no fígado, nos ovos, no espinafre em outras verduras e legumes verdes.

Complexo B:

Estas estão ligadas a várias funções, como, o desenvolvimento imunológico e celular, a circulação de sangue e a formação de células vermelhas. Podem ser encontradas nos ovos, nos vegetais, nas frutas e até mesmo na água fria.

Vitamina C:

Ajuda na manutenção de glândulas e no crescimento, além de aumentar a imunidade. Essa é encontrada facilmente em laranjas, no limão, na lima, no tomate, na couve-flor e em vários outros alimentos.

Vitamina D:

Ajuda na produção de insulina no corpo, assim, como também atua na absorção do cálcio. Neste caso, é uma vitamina que sintetiza de acordo com a sua exposição aos raios solares.

TCC em Blocos

Vitamina E:

Trabalha como antioxidante em radicais livres, deve ser consumida frequentemente. Pode ser encontrada em óleos, amendoim, amêndoas e vegetais da cor verde mais escura.

Vitamina K:

Ajuda na coagulação do sangue e no desenvolvimento ósseo. Deve estar sempre presente na dieta de pessoas doentes. É ingerida ao comer legumes e vegetais de cor verde mais escura.

Para que servem as vitaminas?

Como você já viu no tópico anterior, as funções são bem variadas e todas são importantíssimas ao nosso organismo. Cada uma ajuda em coisas diferentes e é por isso que precisamos levar uma dieta balanceada e ingerir todas elas. Em hipótese alguma deve faltar.

Como as vitaminas são importantes ao nosso sangue e também a nossa imunidade, elas podem nos manter livre de doenças de todas as gravidades, desde as mais leves até as mais pesadas. Até mesmo o desenvolvimento muscular de frequentadores de academia necessita ter todos estes micronutrientes tão importantes.

Quais são os benefícios das vitaminas?

As vitaminas e o seu consumo estão ligados a tudo no corpo humano, desde o metabolismo até as questões emocionais. Pensando por este lado, uma pessoa com todas as vitaminas em dia tem um corpo muito mais saudável e sem sombra de dúvidas, possui condições de vida melhores.

Praticantes de esportes que buscam a hipertrofia conseguem uma vantagem enorme na sua busca pela massa corpórea. Pessoas com acne e outros problemas de pele conseguem se livrar delas com uma facilidade muito maior e assim por diante.

Se você perguntar a qualquer pessoa que ficou doente: “você teria comido mais de uma vitamina se soubesse que com ela não ficaria doente? ” É claro que a resposta será sim, portanto, é bom aproveitá-las para ficar longe das doenças e ter mais qualidade de vida.


Diabetes Controlada Dr Rocha

Cuidados que se deve ter com as vitaminas…

Muito foi falado sobre como as vitaminas são importantes e como é grande a necessidade de consumir todas no seu dia a dia. Mas, você sabia que ingerir demais de uma vitamina pode trazer efeitos colaterais ao seu corpo? É preciso tomar cuidado para que elas estejam sempre em dose certa.

A vitamina C pode causar diarreia e problemas estomacais ao ser ingerida em quantidades exageradas. A vitamina E é considerada um mal para os pacientes de problemas cardíacos. Esses são dois exemplos comuns de se encontrar, mas, qualquer vitamina em excesso pode fazer mal ao corpo.

No caso das vitaminas hidrossolúveis, como as do complexo B, os problemas não são tão fáceis de acontecer. Geralmente, é necessário tomar cuidado apenas quando se faz a ingestão de alguma vitamina concentrada ou um suplemento alimentar.

Dicas essencias sobre as vitaminas…

Um prato colorido sobre a mesa irá garantir que nenhuma das vitaminas falte ao seu organismo e em consequência disso ele conseguirá funcionar muito bem. Até mesmo a disposição para praticas físicas aumenta quando uma pessoa está bem alimentada e possui todas as funções do corpo em dia.

A acne, a enxaqueca, a anemia e até mesmo a depressão estão muitas vezes associadas a falta de algum destes micronutrientes tão importantes. Os profissionais da saúde costumam dizer que uma boa alimentação elimina qualquer doença, enquanto uma alimentação ruim tem o poder de começar qualquer doença.

As vitaminas são essenciais na vida e quem se importa com o próprio corpo, desde o mais assíduo praticante de exercícios até aquelas pessoas que gostam de ficar em casa paradinhas nunca devem deixar que elas faltem.

Espero que você tenha gostado de saber um pouco mais sobre as vitaminas. E lembre-se da importância de cuidar de sua saúde, pois, ela é o seu bem mais valioso. Para saber mais sobre este e outros assuntos, continue acompanhando as nossas postagens curtindo a nossa fan page !

Até a próxima!

Produtos recomendados:
Método Emagreça com o Doutor Rocha
Método Emagrecer de Vez
Programa Diabetes Controlada com Dr. Rocha
Programa de Emagrecimento Corpo D21
Treino Feminino Pro
Dieta Detox – Semana Detox

Quer receber Grátis o primeiro capítulo do ebook Emagrecer de Vez em seu e-mail?
Clique na imagem abaixo!


Primeiro Capítulo gratis do Emagrecer de Vez

Compartilhe com seus amigos!!!
Emagreça com o Dr. Rocha
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.