Chia – Benefícios para sua Saúde
A Chia também conhecida como sálvia hispânica é uma planta que tem sua origem em regiões andinas do México e também da Guatemala.
Possui sementes em formato oval, tamanho pequeno e coloração diversa (cinza, preta, branca e marrom escura).
Segundo a cultura popular, os guerreiros Maias consumiam um punhado da semente e conseguiam guerrear por longos 2 dias e é por esse motivo que a mesma recebe esse nome que significa “força”.
Vamos entender nesse artigo como a semente passou a fazer parte da vida de pessoas no mundo inteiro e quais o benefícios da Chia.
O que é chia
A Chia é uma planta do tipo herbácea que pertence à família das lamiáceas.
A mesma é rica em ácidos graxos poli-insaturados essenciais, proteínas, fibras e vários outros nutrientes.
Por esse motivo os especialistas reforçam tanto a importância de sua ingestão.
Entretanto, o sucesso da Chia se dá aos efeitos que a mesma promove em dietas para a perda de peso.
Consumir a semente diariamente traz muitos benefícios à saúde e também ajuda a emagrecer com mais facilidade.
A semente é rica em carboidratos que possuem baixo índice glicêmico e isso se dá pelo fato de 100g gramas da mesma possuir 34,4% de fibras.
Ela ainda contém os chamados compostos fenólicos como o ácido colorgênico e o ácido cafeico que são uma ótima fonte natural de antioxidantes.
Outra característica benéfica da Chia é a quantidade de proteínas que a mesma possui.
A maioria dessas proteínas é do tipo que nosso organismo não consegue produzir, os aminoácidos essenciais. (histidina, isoleucina, valina, leucina, triptofano, lisina, treonina, fenilalanina e metionina).
Como usar a chia
É muito fácil ter os benefícios da Chia.
Por ter sabor suave a Chia pode ser ingerida com sucos, em vários outros alimentos como vitaminas, saladas etc.
A quantidade recomendada por pelos especialistas é o equivalente a 25 g por dia.
Ela pode ser consumida triturada, crua, em forma de gel ou ainda na forma de óleo.
A mesma consegue manter todas as suas propriedades em todas as formas citadas.
Chia em gel:
O gel pode ser preparado em casa mesmo, basta adicionar 1 colher de sopa da semente em 60 ml de água filtrada ou mineral e aguardar por mais ou menos meia hora.
Não é aconselhado guardar o gel para consumo futuro, portanto faça na quantidade sugerida.
O gel pode ser ingerido puro ou para fazer, mingaus, sucos, sopas, molhos, bolos etc.
Uma dica interessante é que o gel pode substituir o uso de ovos nas receitas. A quantidade que damos substitui um ovo.
Semente de chia:
As sementes podem ser consumidas em sucos, iogurtes ou mesmo na comida.
Farinha de chia:
A farinha pode ser misturada a diversos alimentos, como sucos, mingaus, sopas, pode substituir a farinha de trigo em várias receitas.
Você também pode fazer a farinha batendo as sementes no liquidificador ou processador.
Óleo de chia:
Pode ser usado para temperar saladas, jogar sobre a refeição.
Não se deve aquecer o óleo de Chia, pois o mesmo oxida facilmente e acaba perdendo suas propriedades.
Conheça os benefícios da chia
• Uso para prevenir o diabetes: Por ser rica em fibras a Chia atua aumentando o tempo de liberação da glicose e essa ação é primordial na prevenção do diabetes tipo 2.
Como já se sabe os carboidratos começam a ser digeridos desde a mastigação e termina no nosso intestino onde as partes dos mesmos que ficam em tamanho maior são convertidas em variados tipos de açúcar (galactose, glicose e frutose).
As sementes de Chia trabalham fazendo com que os carboidratos demorem mais tempo para chegar até nosso intestino e isso ocorre porque as sementes transformam os carboidratos em uma espécie de gel.
Todo esse processo faz com que a glicose seja liberada de forma mais lenta na corrente sanguínea diminuindo a sobrecarga de insulina.
• Uso para prevenir doenças cardiovasculares: A ingestão diária e adequada de Chia consegue evitar o aparecimento de doenças relacionadas ao coração como, por exemplo, o infarto e o derrame.
A mesma também consegue interferir de forma positiva em quadros de hipertensão graças ao alto teor de Omega 3 que possui.
O Omega 3 também diminui a ocorrência de arritmia, coágulos no sangue e diminui o colesterol ruim no sangue.
Regula a pressão dos vasos sanguíneos já que aumenta a fluidez do sangue.
Os benefícios da Chia como desintoxicante: O ácido cafeico assim como todas as outras substâncias desintoxicantes presentes na Chia ajudam muito a desintoxicação do fígado e ainda impede a que os radicais livres deteriorem as células do organismo provocando doenças e o envelhecimento precoce.
• Como protetora do cérebro: Favorece as ligações cognitivas do cérebro e várias pesquisas relacionam os ácidos alfa-linolênico e linoleicos que estão presentes nas sementes de Chia com a transmissão dos impulsos nervosos, com as funções cerebrais e com a formação das membranas celulares.
• Uso constante fortalece o sistema imunológico: Por possuir altos índices de zinco e selênio a Chia promove uma melhora considerável da nossa imunidade.
Ao reforçar nossas defesas ela diminui as chances de se pegar gripes e resfriados e também diminui a incidência de processos infecciosos.
Já a presença de manganês, sódio, fósforo, potássio e cálcio torna a ingestão de Chia indispensável para manter as células do organismo saudáveis.
• Combate a anemia: A cria é rica em ferro, mineral responsável pela formação dos glóbulos vermelhos quem têm a função de transportar o oxigênio pelo corpo. A diminuição desse transporte acaba gerando anemia, cansaço e fadiga aumentando os riscos de infecções e queda da imunidade.
Agora que você já conhece os benefícios da Chia é escolher a melhor versão e começar a usar!
Continue acompanhando as nossas postagens curtindo a nossa fan page !
Até a próxima!