Hipertrofia
O termo hipertrofia está sempre associado ao aumento do crescimento de um órgão, sendo que, o mais comum é associarmos com o desenvolvimento muscular de uma pessoa que frequenta academia e vai atrás da conquista de um corpo mais forte e bem definido.
Nos últimos tempos tem aumentado muito o número de pessoas que estão praticando exercícios com regularidade e fazendo o uso de suplementos na alimentação para que consigam algumas curvinhas a mais no corpo, braços bem definidos e uma aparência bem trabalhada na musculatura toda.
A hipertrofia pode acontecer nos músculos por fatores biológicos, como, por exemplo, a chegada da puberdade. Mas, o assunto ganha relevância apenas entre os esportistas e os frequentadores de academia, pois, é quando esse desenvolvimento dos músculos é forçado por meio dos suplementos e das práticas físicas.
Quer Saber Mais?
O que é hipertrofia?
Quando falamos de hipertrofia estamos nos referindo ao aumento visível da massa muscular. Buscar por ela exige muito foco em exercícios e outras práticas saudáveis, pois, o aumento destes músculos só acontece quando há necessidade. Em outras palavras, o corpo aumenta de tamanho apenas quando você pratica atividades que fazem com que ele necessite mudar.
Os frequentadores de academia tecnicamente colocam seus músculos para trabalhar e eles precisam se adaptar ao peso que é imposto a eles. Conforme a pratica vai ficando comum eles conseguem evoluir, mas, para isso é necessário ter o corpo sempre bem alimentado, assim, ele consegue reconstruir os músculos com mais qualidade.
O uso dos suplementos é simples, pois, o trabalho deles é complementar a alimentação normal de uma pessoa, ou seja, trazer ainda mais poder para que o organismo consiga formar os músculos com maior velocidade e deixar o corpo atrofiado em muito menos tempo.
Para que serve?
Nem todos possuem o mesmo foco quando começam a trabalhar a hipertrofia muscular. Mas, a maioria das mulheres busca conseguir umas curvas a mais no corpo, enquanto os homens geralmente estão preocupados com músculos e braços fortes e com músculos bem definidos.
Também existem aquelas pessoas que não se importam em conseguir grandes resultados e simplesmente estão colocando o corpo em atividade para manter a saúde em dia. Este é o caso de muitos idosos que estão começando a frequentar a academia regularmente em busca de melhoras no organismo.
Existem também as pessoas que participam de campeonatos onde são avaliados os músculos ou a força que elas têm. Neste caso, é tudo feito com muito mais profissionalismo e todas as práticas são feitas com uma intensidade muito maior, pois, o foco é ser o melhor e mostrar uma hipertrofia que beira a perfeição.
Benefícios da hipertrofia
A saúde dos frequentadores de academia e praticantes assíduos das atividades físicas costuma ser muito mais forte do que a daquelas pessoas que vai de casa direto para o trabalho para ficar sentado em um sofá assistindo televisão ou mexendo no computador.
Eu posso dizer com segurança que a imunidade dessas pessoas é muito mais forte do que a de qualquer outra. Sem contar que, a facilidade para se livrar de qualquer problema, desde um simples resfriado, é muito maior, pois o corpo está preparado para enfrentar o que der e vier.
A estética também deve ser levada em consideração, pois, enquanto você estiver fazendo as atividades, seus músculos ficam definidos, as gordurinhas extras vão embora e todo o corpo fica muito mais bonito. Todo o aspecto corporal muda muito quando a pessoa começa a trabalhar com frequência a hipertrofia muscular.
A capacidade pulmonar, a disposição para tarefas simples do dia a dia e todos estes detalhes pequenos que mudam em sua vida fazem com que tenha valido a pena levar o corpo a sério.
Cuidados a se ter com a hipertrofia
A ambição pelo corpo perfeito muitas vezes leva as pessoas a cometerem erros, como, por exemplo, treinar com excesso de peso, passar tempo demais praticando atividades físicas, descansar pouco, comer de forma errada, usar substâncias indevidas e tantas outras coisas que parecem ajudar, mas que, na verdade estão atrapalhando o desenvolvimento do organismo.
Para que o seu corpo consiga melhorar a hipertrofia mais rápido é necessário fazer apenas os treinos ideais para suas condições no momento, manter uma alimentação equilibrada, ter no mínimo 7 horas de descanso em cada noite e ficar longe de anabolizantes e outros produtos que prometem fazer milagres.
De fato, não é tão fácil conseguir um corpo perfeito, mas, se você não fizer as coisas com calma é muito provável que esteja jogando a sua saúde fora e com o passar do tempo, você irá perceber que saúde e beleza andam juntas quando estamos falando de hipertrofia. Portanto, vá com cuidado se quiser garantir um corpo realmente atraente e poderoso ao mesmo tempo.
Dicas essenciais
Você já ouviu falar na expressão: “No pain, no gain”? Ela quer dizer que você precisa trabalhar duro para que conquiste um corpo bonito e tenha uma hipertrofia segura e garantida. Ninguém consegue ficar musculoso do dia para a noite, isso exige meses de treinamento e muita paciência para encarrar as práticas físicas regularmente.
Existem pessoas que ficam 3 ou 4 anos na academia e não ganham nada relevante no que diz a massa muscular, então, se você quiser garantir um corpo em forma, procure ir para o seu treino sempre bem descansado e coma dois lanches, um deles 45 minutos antes de treinar e o segundo 5 minutos após terminar todas as suas sessões do dia.
Escolher uma boa academia também é um passo importante na busca por um corpo mais atraente, portanto, opte sempre por aqueles em que os profissionais são atenciosos e realmente capacitados para lhe ajudar a desenvolver um corpo melhor do que o atual. Se você estiver comendo bem e não ver resultados nos exercícios, tente trocar a academia e descubra até onde a
hipertrofia pode te levar….
Você gostou de saber um pouco mais sobre a hipertrofia?
Continue acompanhando as nossas postagens curtindo a nossa fan page !
Até a próxima!