Scroll Top

Saúde

Novembro Azul

Novembro Azul
Compartilhe com seus amigos!!!

O Novembro Azul é uma campanha voltada para os homens e para a prevenção do câncer de próstata: a cada 7,6 minutos, um homem é diagnosticado com a doença, e a cada 40 minutos um paciente falece em função da doença.

10 Sucos Detox

A ideia da campanha segue os mesmos moldes do Outubro Rosa, que é voltado para a prevenção do câncer de mama. Neste post, vamos explicar como surgiu a ideia do Novembro Azul, o que é o câncer de próstata, como é feito o tratamento e como funciona a prevenção.

A medicina trabalha com uma ideia que ainda não foi adotada pela maioria das pessoas: prevenir é ainda mais importante do que realizar um tratamento adequado.
Se você adota práticas na sua vida que servem como prevenção, a chance de uma doença ou problema desaparecer diminui. E, caso alguma coisa apareça, ter o hábito da prevenção ajuda a resolver o problema com tranquilidade e as chances de cura se tornam mais altas.

Como surgiu a campanha “Novembro Azul”?

O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é celebrado em 17 de novembro. Em 2003, um movimento chamado Movember (junção das palavras moustache, bigode em inglês, e november, novembro em inglês) surgiu na Austrália. Aproveitando a data, os criadores do Movember adotaram o bigode e reforçaram a importância do exame de toque retal para prevenir o câncer de próstata.

No Brasil, o Instituto Lado a Lado é responsável por produzir todo o material de divulgação da campanha – que você confere aqui.

Hoje, o símbolo da campanha no mundo inteiro é o bigode. E a campanha serve para realizar a conscientização da importância do exame de toque retal. Por mais que seja um exame desconfortável, com todo o alarde que acontece na mídia, muitos homens estão deixando os preconceitos de lado e indo ao médico. Mesmo assim, uma grande maioria ainda não se sente à vontade para procurar um urologista.

Olha só esses dados: de acordo com o Instituto Nacional de Câncer, são diagnosticados por ano uma média de 61 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil, com cerca de 13 mil mortes relacionados a doença.

No mundo, mais de 1,1 milhão de diagnósticos de câncer de próstata são dados por ano. A doença também registra cerca de 300 mil mortes.

É por isso que a campanha se torna tão importante: muitos homens sentem vergonha ou dificuldade de realizar o exame de toque retal.

A justificativa pode ser a cultura machista que ainda está presente na nossa sociedade. Mas uma coisa é certa: quando o câncer de próstata é diagnosticado precocemente, a chance de cura sobe para 90%.

Plano Detox

O que é a próstata?

A próstata é uma pequena glândula localizada abaixo da bexiga e é atravessada pela uretra. Trata-se de uma parte muito importante do corpo do homem: a próstata é a responsável pela nutrição dos espermatozoides e também auxilia no controle urinário.

É por isso que a prevenção é muito importante: uma próstata saudável é sinônimo de um homem com saúde. E engana-se que a única doença na próstata é o câncer: cerca de 80% dos pacientes possui a hiperplasia nodosa, 2% a prostatite e os 18% restantes são diagnosticados com o câncer de próstata. A hiperplasia e a prostatite são inchaços na próstata e não têm relação com o aparecimento de um tumor.

Homens de qualquer idade podem ter doenças na próstata: os mais jovens, entre os 12 e os 49 anos, são mais propensos a ter uretrite e prostatite.
Já os homens acima de 50 anos são o principal grupo de risco da doença: com o avanço da idade, a chance de se desenvolver a doença sobe. Na tabela abaixo, estão identificadas os casos de câncer de próstata em diferentes grupos de idade e a porcentagem de casos que foram identificados através de autópsia ou no exame clínico:

Incidência do câncer de próstata

Idade Autópsia Clínica
50-59 11% 4%
60-69 24% 11%
70-79 32% 23%
> 80 44% 28%

O que causa o câncer de próstata?

A maioria dos médicos não sabe ao certo explicar o que realmente causa o câncer de próstata. Existem fatores genéticos: os homens que possuem casos na família possuem uma maior chance de desenvolver a doença. Os homens negros também possuem uma chance maior de desenvolver a doença; já os homens orientais são os menos propensos a ter câncer de próstata.

E também existem fatores externos, como o cigarro, o excesso de álcool, uma alimentação cheia de gordura e alimentos muito calóricos e a falta de exercícios físicos.

Como prevenir o câncer de próstata?

A prevenção do câncer de próstata é bem simples e auxilia na adoção de atitudes mais saudáveis para o seu dia a dia: os médicos recomendam um aumento na ingestão de frutas, cereais, soja e derivados, a redução de alimentos calóricos e muito gordurosos e a diminuição ou o corte total da carne vermelha. Parar de fumar e realizar atividades físicas frequentes também auxiliam na prevenção ao câncer de próstata.

O câncer de próstata possui alguns sintomas?

O câncer de próstata não apresenta sintomas na sua fase inicial. Os sintomas só aparecem na fase avançada da doença e por isso o exame de toque é tão importante: cerca de 20% dos casos de câncer de próstata foram diagnosticados exclusivamente pelo exame de toque retal.
No procedimento, o médico consegue perceber qualquer alteração na próstata que não é percebida pelo paciente. As principais alterações são o nódulo endurecido, superfície irregular e a próstata fixa.

Quando devo começar a realizar o exame de toque retal?
Para os homens que possuem histórico de câncer de próstata na família ou são negros, o ideal é se consultar com um urologista e realizar o exame de toque retal a partir dos 45 anos. Os outros homens devem começar a realizar o exame a partir dos 50 anos.

Como é o tratamento?

Dependendo do estágio em que se encontra o tumor, existem dois tipos de tratamento. Confira:

• Doença em estágio inicial

o Tumor pequeno / não se desenvolve: vigilância ativa
o Tumor médio / crescimento observável: retirada da próstata e radioterapia

• Doença metastática

o A metástase é quando o tumor se espalhou pelo corpo. Os principais tratamentos neste caso são:
 Terapia hormonal
 Quimioterapia
 Radio-fármacos

Se toque!

Diferentemente da mulher, o homem não consegue perceber se o seu corpo está mudando com o aparecimento de um câncer. Essa é a principal importância de se consultar com um urologista e realizar o exame de toque retal anualmente: a prevenção é a melhor maneira de se tocar e garantir uma vida saudável.

Até a próxima!

Produtos recomendados:
Método Emagreça com o Doutor Rocha
Método Emagrecer de Vez
Programa Diabetes Controlada com Dr. Rocha
Programa de Emagrecimento Corpo D21
Treino Feminino Pro
Dieta Detox – Semana Detox

Quer receber Grátis o primeiro capítulo do ebook Emagrecer de Vez em seu e-mail?
Clique na imagem abaixo!


Primeiro Capítulo grátis do Emagrecer de Vez

Compartilhe com seus amigos!!!
Emagreça com o Dr. Rocha