Vitamina C - Conheça os Benefícios para sua Saúde

Saúde Suplementos

Vitamina C – Conheça os Benefícios para sua Saúde

Vitamina C – Conheça os Benefícios para sua Saúde
Compartilhe com seus amigos!!!

A Vitamina C também denominada de ácido ascórbico tem como principal função a hidroxilação de uma proteína chamada colágeno que com certeza você já ouviu falar, ele é uma proteína do tipo fibrilar que tem como objetivo dar resistência aos ossos, aos tendões, aos dentes e também as paredes dos vasos sanguíneos.

Nesse artigo vamos conhecer um pouco mais sobre a tão conhecida vitamina, bem como: Os benefícios da Vitamina C, suas fontes e os cuidados que devemos ter ao ingerir a mesma.

10 Sucos Detox

O que é Vitamina C

Também conhecida como ácido ascórbico, essa vitamina é uma substância sólida cristalina de coloração branca, hidrossolúvel, inodora, e é pouco solúvel em solventes orgânicos.

A mesma é solúvel na água e os primatas e os seres humanos não são capazes de sintetiza-la, por esse motivo alguns estudos mais antigos sugeriram que necessitamos ingerir pelo menos 100mg da mesma diariamente. Em casos de algumas doenças é preciso uma ingestão maior, já os estudos mais recentes afirmam que devemos ingerir no mínimo 200mg por dia.

Um estudo realizado na Universidade John Hopkins (EUA) que teve como objetivo fazer uma espécie de revisão de um total de 29 pesquisas anteriormente realizadas sobre o ácido ascórbico chegou a conclusão que o alto consumo da substância é prejudicial à saúde tendo em vista que os pacientes analisados, após consumir diariamente 500mg da mesma obtiveram queda sensível da pressão arterial.

De acordo com a pesquisa a baixa de pressão pode ser explicada de duas formas:

• A primeira hipótese é que o ácido ascórbico parece que tem ação diurética o que faz com que o sódio, substância conhecida por aumentar a pressão, seja eliminado através da urina.
• A segunda hipótese é de que a mesma reforça a dilatação das artérias levando também à baixa de pressão colocando tanto o cérebro quanto o coração em risco.

Os benefícios da vitamina C

Essa vitamina é um poderoso antioxidante que tem o poder de agir diminuindo o estresse oxidativo e também é responsável interfere na ação das enzimas para que haja a biossíntese de variados bioquímicos. Vamos agora aos benefícios da vitamina C.

Ácido ascórbico tem o poder de evitar resfriados ou gripes:

Essa é uma afirmação verdadeira. Essa vitamina tem o poder de fortalecer nosso sistema imunológico e um sistema imunológico fortalecido é muito mais resistente às infecções, inclusive as gripes e os resfriados.

A vitamina não tem o poder de cura como muita gente pensa, pois nosso próprio organismo é quem vai combater os vírus causadores dessas doenças, mas o fortalecimento do sistema de defesa é indispensável para que haja essa reação que provocará a cura. Esse é um dos vários benefícios da Vitamina C.

Plano Detox

Combate a anemia:

Isso também é a mais pura verdade. Muitas vezes a presença da laranja em uma mesa onde o prato principal é a famosa feijoada é irrelevante.

Algumas pessoas acreditam que a fruta ajuda na digestão, outras pessoas pensam que é só um detalhe para a mesa ficar mais bonita, mas a verdade é que a laranja aparece junto com esse prato porque a Vitamina C tem o poder de potencializar o ferro presente no feijão. Não fique surpreso se um dia você precisar tomar um suplemento de ferro e seu médico aconselharem que você tome um suco de laranja ou de limão.

Vitamina antioxidante:

Como já falamos antes o ácido ascórbico é um potente antioxidante e essa propriedade consegue neutralizar a ação dos radicais livres que são responsáveis entre outras coisas pelo envelhecimento precoce.

Saúde dos olhos:

Nossos olhos são diariamente atacados por radicais livres por estarem sempre expostos à luz, poeira, poluição etc. A ingestão dessa vitamina ajuda a proteger os olhos dos radicais livres.

Prevenção de doenças cardiovasculares:

Também por conta de suas propriedades antioxidantes o ácido ascórbico atua impedindo o acúmulo de colesterol ruim nas artérias evitado doenças como hipertensão arterial e a arteriosclerose. Em caso de doenças já existentes afirmadamente ocorre uma melhoria das mesmas.

Sistema imunológico:

O sistema imunológico é responsável por combater doenças que possivelmente possa nos acometer, portanto, ele precisa estar sempre ativo e fortalecido. Pessoas com um sistema imunológico baixo ou fraco tendem a adoecer muito mais e a vitamina em questão ajuda de forma direta e competente no fortalecimento do nosso sistema de defesa.

Combate o estresse:

Algumas pesquisas sugerem que a Vitamina C tem capacidade de diminuir os índices de cortisol, um hormônio estimulado pelo estresse. A melhor coisa seria evitar o estresse, mas como a vida corrida que levamos hoje em dia fica muito difícil, então a dica é ingerir quantidades satisfatórias dessa vitamina para atenuar os males causados pela vida estressante.

Cabelos, unhas e pele mais saudáveis:

Já falamos algumas vezes sobre a ação antioxidante do ácido ascórbico, então não é novidade alguma a ação do mesmo na saúde dos nossos cabelos, da nossa pele e das nossas unhas, já que provoca males aos mesmos são os radicais livres.

Emagreça com o Dr. Rocha


Pronta para o Romance

Fontes de Vitamina C

São vários os alimentos onde podemos encontrar a vitamina: Uva, morango, laranja, acerola, abacaxi, morango, banana, caju, limão, goiaba, pimentão amarelo, brócolis, couve, manga, melão, mamão, acelga, tomate etc.

De acordo com a Academia Nacional de Ciência nos Estados Unidos a quantidade diária da vitamina para cada faixa etária é a seguinte:

• De 0 a 6 meses de idade: 40mg
• De 6 a 12 meses de idade: 50mg
• De 1 a 3 anos de idade: 15mg
• De 4 a 8 anos de idade: 25mg
• De 9 a 13 anos de idade: 45mg
• De 14 a 18 anos de idade (mulheres): 65mg
• De 14 a 18 anos de idade (homens): 75mg
• A partir dos 19 anos de idade (mulheres): 75mg
• A partir dos 19 anos de idade (homens): 90mg
• Grávidas até os 18 anos de idade: 80mg
• Grávidas a partir dos 19 anos de idade: 85mg

De acordo com essas pesquisas pessoas que fumam precisam acrescentar 35mg a mais do que as quantidades propostas acima.

Cuidados com a ingestão da Viamina C

A ingestão excessiva em si não é tão perigosa. O indivíduo pode ter diarreia, náuseas, indigestão, insônia, fadiga e queda da pressão arterial.

Os sintomas não são considerados graves, pois essa vitamina é expelida muito facilmente pelo nosso organismo, no entanto, pessoas com histórico de doenças como, por exemplo, doenças renais precisam limitar-se em relação ao consumo de ácido ascórbico.

Como já mostramos são muitos os benefícios da Vitamina C, mas a mesma precisa ser utilizada com cautela.

Continue acompanhando nossas postagens e compartilhando a nossa fan page, queremos muito fazer parte das mudanças positivas da sua vida!

Até a próxima!

Produtos recomendados:
Método Emagreça com o Doutor Rocha
Método Emagrecer de Vez
Programa Diabetes Controlada com Dr. Rocha
Programa de Emagrecimento Corpo D21
Treino Feminino Pro
Dieta Detox – Semana Detox

Quer receber Grátis o primeiro capítulo do ebook Emagrecer de Vez em seu e-mail?
Clique na imagem abaixo!


Primeiro Capítulo grátis do Emagrecer de Vez

Compartilhe com seus amigos!!!
Emagreça com o Dr. Rocha
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.