Rinite: Causas, Sintomas, Tratamentos e Dicas
Você com certeza já deve ter ouvido que alguém está com rinite, saiba que este é um dos problemas mais comuns que existe na população global.
A rinite é uma reação alérgica e que inflama as mucosas nasais que pode ocorrer após um resfriado, pelo uso de produtos químicos, uso de medicamentos sem orientação e a própria poluição do ar.
Neste artigo, vamos explicar um pouco sobre o que é a rinite alérgica, que é a mais comum, existem uma série de dicas que são interessantes de se conhecer.
Causas
Vamos detalhar brevemente a causa de cada uma delas nos tópicos a seguir, explicando como elas aparecem e como podem ser evitadas.
Mas antes, vale lembrar duas coisas:
Primeiro, a rinite não é contagiosa, é um problema que pode ser resolvido com a orientação médica.
Segundo: se você tem rinite, procure um médico, existem vários tratamentos e medicamentos que podem ser utilizados para minimizar a rinite ou até mesmo acabar com ela. Nunca utilize esses medicamentos ou inicie um tratamento sem orientação médica!
- Rinite causada por resfriado: esse tipo de rinite acontece após os resfriados. Por conta do catarro, a mucosa fica sensível e inflamada. A aplicação de soro fisiológico ou de produtos como o Rinosoro podem ajudar a combater os sintomas da rinite.
- Rinite causada por produtos químicos: algumas pessoas desenvolvem um tipo de alergia aos componentes químicos de produtos de limpeza, tinta e outros produtos químicos. Neste caso, o ideal é realizar o uso desses produtos com máscaras, para evitar a reação alérgica e, consequentemente, a crise de rinite.
- Rinite medicamentosa: os otorrinos dizem que este é um dos tipos de rinite mais comuns. As pessoas utilizam descongestionantes nasais, como o Rinosoro, sem orientação ou prescrição médica. Existem vários tipos de produtos como este e, dentro de cada marca, existe uma diferença muito grau na concentração de cloreto de sódio na composição do produto. Logo, uma pessoa pode ser mais sensível a uma concentração mais alta de cloreto de sódio. O uso regular e sem orientação pode causar alergias e desencadear a rinite.
- Rinite alérgica: o tipo mais comum de rinite é aquele ligado a alergia a pequenas partículas que circulam pelo ar. A alergia pode estar relacionada a poeira, mofo, pólen, umidade e a própria poluição. A rinite alérgica é uma resposta do corpo de que existe alguma coisa que foi inalada e que está incomodando as vias respiratórias.
Estes são os principais tipos de rinite e como elas são causadas.
Agora, vamos explorar os sintomas, alguns tratamentos que são realizados e também algumas recomendações bem bacanas de serem seguidas para prevenir esta doença.
Sintomas
Como explicamos, a rinite é uma reação alérgica a alguma coisa. No momento em que se tem o contato com o alérgeno (termo utilizado para o que causa a alergia), os principais sintomas que aparecem são:
- Irritação das mucosas (nariz, boca, olhos e garganta). Algumas pessoas também podem apresentar irritação na pele;
- Espirros frequentes;
- Coriza;
- Olhos lacrimejando;
- Problemas com odores. Aqui, existem dois tipos de reação: a pessoa para de sentir os cheiros, como quando estamos com o nariz trancado; ou a pessoa começa a se sentir enjoada ou passar mal com os cheiros do dia a dia.
Depois de algumas horas da reação alérgica, outros sintomas da rinite começam a surgir. São eles:
- Congestão nasal;
- Redução do olfato;
- Ouvidos tampados;
- Tosse;
- Dor de garganta;
- Olhos inchados e olheiras;
- Cansaço e irritação;
- Dores de cabeça.
Alguns desses sintomas podem não aparecer a todas as pessoas que possuem rinite alérgica. Cada um desenvolve esse problema de alguma maneira, mas o mais comum é a congestão nasal e os espirros frequentes.
Tratamento
Quando um otorrino realiza o diagnóstico de rinite, o tratamento é composto por 3 partes: a limpeza do ambiente doméstico, o uso de medicamentos e um tratamento de imunoterapia.
- Limpeza doméstica
Essa parte do tratamento pode até parecer meio boba, mas muito dos problemas de rinite surgem da falta de limpeza ou do acúmulo de poeiras e ácaros em casa.
Por isso, fique de olho: se você ou alguém que você conhece tem problema de rinite, faça algumas mudanças no ambiente doméstico, tirando tapetes, bichos de pelúcia, cortinas e carpetes. Esses objetos acumulam muita poeira e ácaros. Ah, evite também deixar objetos expostos no quarto onde você dorme: prateleiras com livros ou objetos decorativos também acumulam poeira. Se a limpeza não é feita de maneira regular, o excesso de pó é o pontapé para uma reação alérgica.
Lembre-se também de lavar e trocar o travesseiro regularmente (sim! É muito importante fazer a troca do travesseiro de tempos em tempos), além de deixar os ambientes arejados e, de preferência, deixar que tomem sol por algum tempo.
Uma dica é realizar a limpeza do ambiente com panos úmidos. Durante o tratamento, também evite ambientes que sejam empoeirados, possuam o cheiro muito forte, tenham fumaça de cigarro ou produtos químicos, como inseticidas ou tinta, tenham sido aplicados recentemente.
- Medicamentos
Os medicamentos comumente prescritos são antialérgicos e descongestionantes nasais. Para os casos mais graves, os médicos passam corticosteroides, que melhoram a respiração e amenizam as crises. Mais uma vez, lembre-se: nunca utilize algum medicamento sem prescrição médica!
- Imunoterapia
Este tipo de tratamento é recomendado para aqueles que possuem uma rinite alérgica bem mais grave e frequente. Trata-se de vacinas ou medicamentos controlados que auxiliam no controle das crises de rinite e auxiliam no reforço do sistema imunológico. Com um tratamento regular e acompanhado por um médico, o paciente chega a erradicar o problema.
O que acontece se não tratar a rinite?
Se a rinite não for tratada, ela pode trazer outros problemas de saúde. São eles:
- Otite (infecção de ouvido)
- Sinusite (inflamação da cavidade nasal que causa dores de cabeça e congestão nasal)
- Ronco (as vias nasais estão congestionadas, logo, o ar não passa e você começa a dormir com a boca aberta)
- Problemas de sono (ocasionados pela dificuldade de respirar enquanto dorme)
Algumas dicas para evitar a rinite
Neste tópico, vamos apresentar algumas dicas de como evitar a rinite. Aqui não estarão opções de tratamento médico, mas dicas populares que auxiliam no combate a esse problema.
- Lembre-se de realizar a limpeza do ambiente em que você dorme ou trabalha, tirando a poeira e evitando deixar objetos expostos;
- Tome muita água e faça sempre a limpeza das vias nasais;
- Procure beber chá de eucalipto, tomilho e sabugueiro. A bebida quente ajuda a limpar as vias respiratórias e essas plantas são ótimas no tratamento ou na prevenção;
- Lave as mãos regularmente e evite passar as mãos pelo nariz ou pelo rosto;
- Não fume! Além de prejudicar as vias respiratórias, você também pode trazer problemas para as pessoas ao seu redor.
Continue acompanhando as nossas postagens curtindo a nossa fan page !
Até a próxima!