Saúde

Açaí: O que é, Benefícios, Composição e Efeitos Colaterais

Açaí: O que é, Benefícios, Composição e Efeitos Colaterais

O açaí consiste principalmente de polifenólicos, vitaminas A, vitaminas C, taninos.

Também contém proteínas, ferro, cálcio e fibras. Seu alto teor de gorduras monoinsaturadas o torna uma fruta energética.

O que é o açaí?

O açaí (nome científico: Euterpe oleracea), também conhecido como juçara, assai ou açai-do-pará, é um fruto que cresce no açaizeiro, uma palmeira da região amazônica na América do Sul.

É considerado um superalimento por suas características de fonte calórica, rica em antioxidantes e nutrientes com poder anti-inflamatório.

Este fruto bacáceo de cor roxa é parecido com a uva de cor roxa e seu nome é proveniente da língua Tupi que significa fruta que chora, em referência ao suco extraído das frutas.

De onde vem a fama do açaí

O açaí faz parte das tradições culinárias e medicinais das tribos indígenas da Amazônia.

Eles usam brotos jovens de açaí, bem como suas frutas vermelhas roxas que, quando maduras, lembram um pouco mirtilos e jabuticabas.

Os frutos de açaí são relativamente ricos em proteínas, carboidratos e gorduras.

Como alguns de seus componentes se degradam muito rapidamente após a colheita, os frutos geralmente eram consumidos frescos e raramente eram encontrados fora de lugares onde a planta crescia naturalmente.

Hoje, existe no mercado um pó (extrato seco) obtido após moagem e secagem a frio da fruta, ou purê congelado.

Esses dois processos ajudaram a desenvolver o cultivo e a exportação de açaí.

Assim, já nas décadas de 1980 e 1990, sorvetes de açaí e lanches “energizantes” chamados açaí na tigela apareceram nas praias brasileiras. Esses produtos rapidamente se tornaram populares entre surfistas, jogadores de vôlei de praia e atletas em geral.

Em 2004, açaí foi objeto de uma cobertura significativa da mídia nos Estados Unidos, em particular graças às aparições no programa Oprah Winfrey do Dr. Nicholas Perricone.

Este dermatologista comercializa sua própria linha de produtos e suplementos de beleza à base de açaí.

Esta fruta é, segundo ele, “o alimento mais nutritivo do mundo e o agente antienvelhecimento mais poderoso que existe”.

Diante de tais afirmações, é difícil resistir à tentação!

Benefícios do açaí

Embora a fruta do açaí tenha sido consumida como alimento pelos nativos da Amazônia desde os tempos pré-colombianos, as alegações sobre seus usos medicinais são relativamente recentes e não necessariamente se enquadram em uma tradição fitoterapeuta bem documentada.

É atribuído principalmente às propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e tônicas.

Quanto aos seus supostos efeitos de perda de peso, eles são apenas parte de uma estratégia de marketing.

O extrato de açaí também goza de alguma popularidade na desaceleração do envelhecimento, prevenção de distúrbios cardiovasculares e câncer, mas essas alegações ainda não foram estudadas em humanos.

Portanto, é impossível avaliar a eficácia deste fruto para a prevenção ou tratamento de doenças.

Os cientistas mostraram que os polifenóis são excelentes antioxidantes, suas propriedades antioxidantes mitigam os danos musculares em caso de atividade esportiva.

Esta fruta luta contra a formação de radicais livres, substâncias que promovem o envelhecimento.

Seu consumo impede a formação de tumores cancerígenos e limita mutações genéticas prejudiciais.

Ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue e limita doenças cardiovasculares, uma das principais causas de morte atuais.

Efeitos antienvelhecimento

Outra vantagem do alto teor antioxidante do açaí é seu efeito no envelhecimento.

Uma pequena fruta de açaí está cheia de antioxidantes, o dobro de mirtilos – outro superalimento – e 10 vezes mais do que uma uva.

O açaí também é rico em várias formas fitoquímicas que têm sido associadas à desaceleração dos sinais de envelhecimento e até mesmo à sua inversão em alguns casos.

Apresenta níveis antioxidantes extremamente altos, o que o torna ideal para cuidados com a pele em geral.

O extrato de óleo de açaí pode ser usado na pele para limpar e hidratar como uma alternativa aos produtos químicos.

Efeitos benéficos no cérebro

Você sabia que as frutas de açaí também podem ter um efeito benéfico na saúde cerebral?

Isso é explicado mais uma vez por seu alto teor de antioxidantes que protegem as células dos efeitos relacionados ao envelhecimento.

Os antioxidantes desempenham um papel natural contra danos causados pelo estresse oxidativo que podem afetar a memória e a concentração, entre outras coisas.

Estes antioxidantes também promovem a regeneração celular e a eliminação de toxinas, o que ajuda a manter um cérebro saudável e eficiente.

Ação antioxidante

O açaí contém muitas substâncias pertencentes à família dos polifenóis, incluindo desântocianinas e proantocianidinas às quais os pesquisadores atribuíram as propriedades antioxidantes da fruta.

No entanto, este estudo não determinou outras propriedades específicas do açaí: indica apenas que é um bom antioxidante.

Os resultados dos testes in vitro indicam que o açaí poderia ter uma ação anti-inflamatória e se oporia à proliferação de células cancerígenas.

Um energético natural

Embora com baixo teor de açúcar, o açaí é excepcionalmente rico em macronutrientes e tem um alto teor de energia.

De fato, contém um complexo de aminoácidos que contribuem para o bom funcionamento dos músculos do corpo. Ideal para começar o dia.

O açaí oferece uma sinergia de gorduras poli e monoinsaturadas (como o azeite), boas gorduras que participam da estrutura e função das membranas celulares (neurônios, cérebro) e que estão envolvidas em muitas funções biológicas, como o transporte de certas proteínas, hormônios e vitaminas no sangue.

O corpo não consegue sintetizar o ômega 6 que deve ser fornecido pela dieta. Esta fruta também contém fitoesteróis que ajudam a reduzir o colesterol ruim e, assim, preservar nossa saúde cardiovascular e digestiva.

Dosagem e Composição

Os dados atuais não sugerem uma dosagem terapêutica.

O açaí é rico em nutrientes essenciais.

É por isso que está catalogado na lista de superalimentos excepcionais.

Suas bagas contêm vitamina A, cálcio, cobre, cromo, manganês, magnésio, potássio, fósforo e zinco, para citar alguns.

É também uma fonte natural de fibras e antocianinas, pigmentos solúveis encontrados em plantas e que têm um forte poder antioxidante.

Eles são encontrados no açaí muito mais do que em algumas frutas, que são conhecidas por serem ricas em ingredientes ativos antioxidantes, como mirtilos e cranberries.

Tudo isso faz do açaí um bom ingrediente para o bem-estar. Além disso, existem suplementos formulados com açaí que são de grande ajuda para perder peso de maneira saudável e equilibrada.

Os frutos de açaí contêm 52% de carboidratos, 8% de proteína e 32% de gordura.

Estes incluem ácido oleico (gordura monosaturada – ômega-9), ácido linoleico (gordura poli-insaturadas – ômega-6) e ácido palmítico (gordura saturada). As frutas de açaí são uma boa fonte de vitamina E e fibra alimentar, também contêm vitamina B1 e ferro.

Uma porção de 100 g de purê de frutas congeladas contém 80 kcal.

A carga glicêmica do açaí é baixa porque, é claro, o açúcar não é adicionado.

No entanto, muitas receitas e produtos populares de sorvetes, smoothies, lanches, bebidas ou sobremesas à base de açaí contêm grandes quantidades de açúcar.

Efeitos Colaterais

Nenhum efeito relatado, exceto em caso de alergia a plantas da família das palmeiras.

Continue acompanhando as nossas postagens curtindo a nossa fan page !

Até a próxima!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.