Castanha do Pará: O que é, Benefícios, Cuidados e Dicas
Quem nunca ouviu dizer que comer pelo menos uma castanha do Pará por dia faz bem à saúde?
Isso pode até ser dito, na maioria das vezes, com base no senso comum, mas há muito tempo a ciência se rendeu às maravilhas promovidas pela mesma.
Várias pesquisas confirmam que são muitos os benefícios da castanha do Pará para o nosso organismo, nesse artigo abordaremos vários desses benefícios.
O que é castanha do Pará
Também conhecida como castanha do Brasil, castanha da Amazônia, castanheira, castanha, castanha verdadeira, amendoeira da América, castanheiro e castanha mansa.
No Brasil, pode ser encontrada por toda a região amazônica, Rondônia, Pará, Acre, Mato Grosso, Roraima e Tocantins.
Elas também podem ser encontradas na Venezuela Bolívia, Colômbia, Peru e Guianas.
A árvore conhecida cientificamente conhecida como Bertholletia excelsa e que produz a castanha do Pará pode atingir 60 metros de altura.
As castanhas são um tipo de fruto com possuem alto índice proteico e calórico e são ricas em antioxidantes.
Apenas aqui no Brasil produzimos 40% das 20.000 toneladas de castanhas que são cultivadas anualmente no mundo.
A Bertholletia é composta por 69% de gorduras, 18% de proteínas e 13% de carboidratos.
Seu sabor é caracteristicamente terroso e agradável.
A mesma possui um alto índice de gorduras saturadas, aproximadamente 25% chegando a ser maior do que os níveis da macadâmia.
As castanhas do Pará são ricas em selênio, um poderoso antioxidante, são boas fontes de magnésio, e de tiamina, esses são um pequeno exemplo de seus benefícios.
Benefícios da castanha do Pará
Previne doenças:
A maioria dos nossos hábitos comportamentais e alimentares contribui consideravelmente para que nosso organismo seja tomado pelos radicais livres que, por sua vez, são responsáveis pelo aparecimento de diversas doenças.
Por ser rica em substâncias antioxidantes, a castanha do Pará atua neutralizando a ação dos radicais, consequentemente evitando que adoeçamos.
Câncer de ovário, câncer de bexiga, câncer no intestino.
Já se sabe que alguns tipos de câncer são provocados pela deterioração das células do nosso organismo e essa deterioração é causada pelos radicais livres.
Doenças cardiovasculares:
Os vários nutrientes presentes na castanha contribuem para a diminuição do colesterol ruim, também reduz os índices de triglicérides no sangue e diminui a pressão arterial.
Livre de todos esses problemas a incidência de doenças relacionadas ao coração diminui.
A castanha do Pará previne o diabetes:
Pesquisas cientificas já comprovaram que o consumo diário de quantidades adequadas de magnésio, diminui sensivelmente os riscos de se desenvolver o diabetes tipo 2.
Esse nutriente também consegue facilitar a metabolização da glicose deixando os níveis de açúcar no sangue mais baixos.
Como falei acima, a castanha do Pará é rica em magnésio.
Mantém a saúde da tireoide:
A castanha também é composta por selênio e zinco que contribuem de forma positiva na manutenção da saúde da tireoide, glândula localizada na região do pescoço.
Esta glândula têm a função de produzir hormônios que auxiliam o funcionamento adequado de órgãos vitais do nosso corpo como, por exemplo, o fígado, os rins e o coração.
Auxilia a saúde dos ossos:
Fonte riquíssima de cálcio, a castanha contribuí para a formação dos ossos e dentes.
Seu consumo previne a osteoporose. O magnésio atua fixando todo esse cálcio nos ossos.
Previne doenças relacionadas ao cérebro:
Algumas doenças degenerativas no cérebro afetam negativamente as funções cognitivas como a memória, o pensamento, o raciocínio, a atenção, a linguagem e até a imaginação.
Uma pesquisa realizada pela USP (Universidade de São Paulo) analisou um grupo de idosos que tinham comprometimento cognitivo em um nível leve e os resultados demonstraram melhora naqueles indivíduos que ingeriam castanha do Pará regularmente.
Combate à depressão:
Fonte segura de triptofano, um aminoácido responsável por transportar a serotonina, substância que nos dá a sensação de prazer e de bem-estar.
O magnésio e a vitamina B6 também contribuem em todo esse processo.
Auxilia na perda de peso:
Os benefícios da castanha do Pará não param por aqui.
Ela também contribui de forma satisfatória no emagrecimento, pois consegui diminuir a vontade de comer e aumentar a sensação de saciedade.
Uma castanha pode substituir um lanche sem deixar a pessoa carente de nutrientes uma unidade dela possui apenas 27 calorias.
Para quem pratica atividades físicas:
A castanha é uma ótima fonte de energia para os treinos.
Treinar com o estômago vazio não é indicado, contudo, também não é aconselhável fazer musculação após uma refeição completa, então a ingestão de uma castanha do Pará resolve esse problema. As mesmas também diminuem a ocorrência de câimbras, espasmos e dores musculares.
A castanha do Pará evita o envelhecimento precoce:
Como já falei, os antioxidantes presentes na mesma são capazes de evitar problemas como ressecamento da pele, deterioração das células da pele e com isso evita-se o envelhecimento precoce.
Favorece a atuação de algumas vitaminas no organismo:
Algumas vitaminas como a A, K e D são solúveis em gordura e a castanha é rica em gorduras poli-insaturadas, monoinsaturadas e ácidos graxos.
Cuidados, recomendações de consumo da castanha do Pará
Um alimento tão poderoso não poderia ter contra indicações.
De acordo com estudos já realizados não a incidência de reações adversas com o consumo de castanha do Pará.
A única recomendação que os profissionais fazem é quanto a quantidade ingerida, devido a quantidade de calorias.
Aconselha-se um consumo moderado, basta uma castanha por dia, mas é permitido, sem nenhum problema, a quantidade máxima de 2 unidades diárias.
Dicas
O óleo de castanha do Pará, assim como o azeite de oliva é prensado a frio, o que preserva todos os seus nutrientes o que permite ser utilizado como substituto de outros óleos.
A indústria de cosméticos também já utiliza o óleo em vários produtos pelo fato do mesmo ser ótimo emoliente e hidratante.
Diante de todos os benefícios da castanha do Pará não podemos deixar fora de nossa alimentação um alimento tão presente e fácil de ser encontrado no nosso país.
Continue acompanhando as nossas postagens curtindo a nossa fan page !
Até a próxima!