Saúde

Arnica: O que é, Benefícios, Cuidados e Dicas

Arnica: O que é, Benefícios, Cuidados e Dicas

Você já ouviu falar na arnica?

Caso não, sinto muito lhe informar que está perdendo grandes benefícios.

O que é a Arnica?

A arnica é uma planta bastante conhecida na medicina ancestral pelos os povos europeus e está ganhando espaço na fitoterapia.

A arnica está trazendo vários recursos e benefícios essenciais ao nosso corpo que são conhecidos a séculos e está sendo considerada uma pureza na medicina moderna.

Essa planta espetacular vem se destacando por conta da sua capacidade de agir diante dos incômodos corporais como: dores de cabeça, contusões, inchaços e machucados.

A sua substância anti-inflamatória é excelente no combate de hemorragias e ajudam na cicatrização.

Por conta dos seus benefícios, a planta é bastante utilizada em homeopatia e na antroposofia, como prevenção nos pré-operatórios e em caso de cirurgias ortodôntica, pós-operatórios, pequenas cirurgias ambulatoriais e na medicina veterinária.

O corpo só está apto para utilização da arnica quando está com determinados problemas como: hematomas, torções, escoriações, contusões, processo inflamatórios da orofaringe, edemas relacionados a fraturas e dores reumáticas dos músculos e articulações, flebite superficial, picadas e ferroadas de insetos e furunculose.

Apesar de ser remédio natural, seu uso deve ser controlado e ser usado de forma correta.

É necessário saber para que tipo de dor pode ser usada e a dosagem correta.

Por isso é de extrema importância saber que tipo de arnica é adequada.

Você poderá usar arnica externamente, em compressas e maceradas, mas é importante que veja o tópico cuidados no final deste artigo.

Claro, na fitoterapia existe a tintura de arnica que, se bem dosada, pode ser tomada sim e, na homeopatia, a arnica montana dinamizada, que não tem nenhum perigo de ser usada.

Existem espalhadas no mundo mais de 30 espécies de arnica que são usadas para propósitos medicinais.

Porém, iremos utilizar apenas duas espécies que chamam bastante atenção em sua utilidade, a Arnica Montana e a Arnica chamissonis.

Essas duas plantas contêm helenalina, uma lactona de poderosa ação antiinflamatória.

Essa brilhante erva se encontra nas altas montanhas da Europa, com a possibilidade também de ser cultivada na Sibéria e nas altas montanhas temperadas da América do Norte.

Continuando mais abaixo vamos saber quais tipos de arnicas utilizar, seja ela, em tintura, macerado ou em chá, recomendada para o seu uso medicinal aliviando dores musculares ou articulares.

Outra forma que podemos encontrar a arnica é em formato de pomada e gel, com concentrações diferentes, sendo usada de 2 a 3 vezes ao dia, em massagens suaves na região dolorida.

É possível Fazer a minha Própria Tintura de Arnica?

Sim, é possível!

Para fazer sua própria tintura de arnica basta apenas comprar as flores secas de arnica que são comercializadas nas boas farmácias naturais ou colher uma boa quantidade de folhas frescas, se por acaso na localidade que reside possua arnicas naturais.

Com as folhas secas ou frescas, está na hora de preparar uma decocção, deixando ferver por 5 minutos com as folhas abafadas ou uma tintura.

Assim que acabar de ferver, junte entre 10 a 20 folhas secas em 100 ml de álcool de boa qualidade e deixe repousar por no mínimo 5 dias, tampado, em local escuro.

Assim que concluir os 5 dias de repouso, separe em 4 partes de água para fazer compressas na área dolorida.

Cuidados na Utilização da Arnica

A arnica não pode ser usada em grávidas, lactentes ou pessoas que apresenta históricos de sensibilidade.

Outro alerta que não podemos deixar de mencionar é o seu uso abusivo em caso de dores gastrointestinais ou em pessoas com deficiência renal.

De acordo com o que os profissionais em medicina recomendam, não é bom fazer uso prolongado da arnica, mesmo em massagens tópicas, pois pode desenvolver uma sensibilidade ou irritação na pele.

Continue acompanhando as nossas postagens curtindo a nossa fan page !

Até a próxima!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.