Saúde

Chá de Amora: O que é, Benefícios e Como tomar

Sem dúvida você já deve ter ouvido falar na amora, uma frutinha de sabor inigualável,  que além de deliciosa é muito nutritiva, faz muito bem à nossa saúde e que o chá de amora apresenta muitos benefícios.

O que é amora?

Planta originária das regiões subtropicais e temperadas da Ásia, América do Norte e África faz do gênero das árvores chamadas caducifólias (gênero Mourus).

As amoras são os frutos dessa árvore e têm como características uma coloração vermelho-escura quase chegando ao preto quando amadurecem. Sua polpa fica na cor vermelho escura, contudo a coloração dos frutos vai depender de qual espécie os mesmos fazem parte e também do grau de maturação.

Existem amoras vermelhas, pretas e brancas. Elas são ricas em vitaminas, principalmente em vitamina C e também em cálcio, diversos minerais e é uma fonte poderosa de ferro. Ainda possui em sua composição antocianinas que são antioxidantes que conseguem reverter grande parte dos danos provocados às células do organismo pelos radicais livres.

Além de todos esses nutrientes presentes na fruta ainda podemos contar com vários outros benefícios do chá de amora que na atualidade é um dos que mais faz sucesso.

É nas folhas da árvore que encontramos uma concentração maior de:

  • Magnésio
  • Cálcio
  • Fósforo
  • Potássio
  • Vitaminas antioxidantes como, por exemplo, a vitamina A e a Vitamina C.

Benefícios do chá de amora

De acordo com a médica nutróloga Liliane Oppermann o chá de amora começou a ser pesquisado no Japão e os resultados dos estudos foram muito satisfatórios.

Sua eficácia foi totalmente comprovada em primeiro lugar pelo Ministério da Saúde do Japão e as pesquisas foram publicadas logo em seguida. Conheça agora alguns dos benefícios do chá de amora:

  • O chá possui efeito revitalizante: A presença de fósforo, magnésio e potássio nas folhas da árvore faz com que o chá feito a partir das mesmas tem o poder de aumentar a energia e resistência do corpo e também melhora a imunidade do organismo.
  • Combate o diabetes: Esse chá é um ótimo auxiliador no combate ao diabetes por ser rico em DNJ que consegue inibir as taxas de glicose através do processo de liberação de insulina de forma natural.
  • Melhora a ação dos rins e do fígado: A bebida tem como uma de suas caracterizas diminuir o acúmulo de colesterol e de gordura tanto nos ruins quanto no fígado evitando que os mesmos fiquem sobrecarregados.
  • Atua no combate a osteoporose: O chá de amora pode ser um aliado importante para combater a osteoporose. Já que contém muito mais cálcio do que o leite. Combinando maiores quantidades de cálcio a levedura, fibra, zinco, potássio, proteína e magnésio seus resultados no combate e na prevenção das doenças relacionadas aos ossos são muito bons.
  • Ameniza os sintomas da menopausa: é sabido que dentre os benefícios do chá de amora um deles é a regulação dos hormônios que geram os sintomas da menopausa. Com isso há uma melhora sensível na qualidade de vida das mulheres com esse problema.
  • Previne hipertensão: As folhas do pede amora também são ricas em ácido y-aminobútrico ou GABA, considerado um hipotensor que consegue inibir o aumento da pressão arterial e ajuda a normalizar quando o problema já encontra-se instalado.
  • Promove melhora da circulação: Como consegue diminuir as taxas de gordura e de colesterol no sangue, automaticamente há uma melhora na circulação.
  • Previne o aparecimento de alguns tipos de câncer: Por possuir substâncias antioxidantes que limpam o organismo e impede a deterioração das células pelos radicais livres, o chá de amora é uma poderosa bebida auxiliar na prevenção dessas doenças.
  • Auxilia no combate a calvície: Como já falei antes esse chá tem o poder de revitalizar a circulação, inclusive a circulação no couro cabeludo, dessa forma, consegue promover a inibição de modo progressivo da queda dos fios. Quando o problema já está instalado, a bebida não consegue resolver, mas sem dúvida pode prevenir.
  • Evita que fungos se proliferem: As folhas da amoreira possuem componentes antibactericidas, anti-inflamatórias e ainda conseguem evitar a proliferação de fungos.

Chá de amora emagrece

Muita gente diz que sim, mas também tem pessoas que duvidam, por isso acredito que é importante tirar dúvidas sobre essa questão.

A primeira coisa que posso afirmar é que o chá de amora por si só não consegue promover a perda de peso, mas se você mantém uma dieta equilibrada e prática atividades físicas, a bebida vai acelerar esse processo da perda de peso.

Isso ocorre devido a quantidade de fibras e leveduras presentes no chá que agem facilitando a digestão e melhorando sensivelmente o funcionamento do intestino.

Também atua inibindo o acúmulo de gorduras no corpo, especialmente nas vísceras. Tudo isso contribui inquestionavelmente para a perda de peso.

A perda de peso nessas condições vai variar de pessoa para pessoas, pois cada tipo físico possui suas especificidades, mas no geral, acredita-se que uma pessoa que mantém bons hábitos pode chegar a perder 1,5kg semanalmente.

Como fazer chá de amora

A maior vantagem de consumir o chá é que as propriedades presentes nas folhas são ainda mais potencializadas após o processo de infusão.

Vamos ver a receita passo a passo:

Ingredientes

1 litro de água

1 colher de sopa de folhas de amoreira secas

Modo de fazer

Leve 1 litro de água para ferver em uma panela, de preferência, de ferro.

Quando a água levantar fervura desligue o fogo e acrescente as folhas de amora, tampe e deixe descansar por 10 minutos.

Não é aconselhável adoçar o chá com açúcar ou adoçante.

A bebida pode ainda ser guardada em garrafa de vidro tampada na geladeira por no máximo 24 horas.

O chá deve ser ingerido 3 vezes ao dia entre as refeições principais.

Para quem não gosta de chá gelado, o mesmo pode ser ingerido morno ou em temperatura ambiente.

Não há necessidade de tomá-lo em jejum.

Agora que você já conhece mais sobre os benefícios do chá de amora pode começar a colocá-lo em sua dieta diária.

Segundo especialistas não há contraindicações à cerca da bebida, mas a mesma deve ser evitada por gestantes e lactantes, salvo com indicação médica.

Continue acompanhando as nossas postagens curtindo a nossa fan page !

Até a próxima!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.