Dieta da Proteína
A Dieta da proteína constrói músculos, reduz a fome, aumenta a sensação de saciedade, otimiza a composição corporal e também permite perder peso rápido. Saiba como funciona essa dieta rica em proteína, quais os alimentos e como você pode emagrecer definitivamente!
O Jornal American Medical Association, nos E.U.A. publicou um estudo sobre a influência de uma dieta baixa, média e rica em proteínas no corpo. O estudo da dieta da proteína foi feito com voluntários do sexo masculino e feminino com idade entre 18 a 35 anos e índice corporal entre 19 e 30.
A conclusão que se chegou é que uma dieta rica em proteína, após os voluntários serem submetidos a esses 3 grupos (baixa, média e rica), obteve maior gasto energético que os demais grupos e também verificou o efetivo armazenamento de massa corporal e não de gordura corporal.
Então, percebe-se que a dieta rica em proteína garante maior emagrecimento para quem quer perder peso rápido e definitivamente, além de construir massa corporal.
Como funciona a dieta da proteína?
A dieta da proteína foi criada pelo Dr. Atkins tornando-se muito famosa em todo o mundo pelos ótimos resultados que ela gerou. Até hoje, a dieta da proteína é um excelente recurso para perder peso rápido e alcançar um corpo de massa corporal elevado.
Veja a seguir como essa dieta pode ser útil e benéfica para você!
Basicamente, o funcionamento da dieta rica em proteína é consumir maior grau de proteína em sua alimentação diária e diminuir o de carboidratos.
Lembrando que você não deve excluir todos os alimentos que não sejam proteínas, e sim aumentar o seu consumo e reduzir os demais nutrientes.
Desse modo, o seu organismo irá trabalhar satisfatoriamente sem causar qualquer dano à sua saúde. É importante destacar isso, pois muitos quando aderem a uma dieta, o fazem de maneira rigorosa, radical e sem limitações.
Por essa razão, a dieta rica em proteína deve ser consumida de forma moderada levando em consideração a reação do seu metabolismo. Cada corpo reage diferentemente!
No geral, ela permitirá que se armazene massa magra em vez de gordura. Por isso, ela é excelente para quem quer ter massa corporal, sendo muito utilizada por esportistas e fisiculturistas.
A dieta da proteína é dividida em 4 fases, sendo a primeira fase a mais importante por reduzir quase a zero o consumo de carboidratos. Isso é necessário porque trabalhará o organismo para buscar fonte de energia em outros nutrientes que não seja os carboidratos.
A primeira semana pode te fazer perder peso rápido, por isso, deve ser seguida corretamente.
Fase 1 da Dieta da proteína:
• Consumir proteínas animais, tais como: peixe, ovos, frutos do mar, frangos, carnes etc
• Ingerir carboidratos com um limite de 20 gramas/dia.
• Vegetais permitidos: cogumelos, pimentão, salsa, alface americana.
Fase 2 da Dieta da proteína:
• Consumir moderadamente creme de leite, queijos amarelos, nozes (alguns tipos) e sucos vegetais e legumes.
• Aumentar gradativamente o consumo de carboidratos (5 gramas por semana).
Fase 3 da Dieta da proteína:
É chamada de fase pré-manutenção, pois você vai observar como o seu corpo está reagindo à redução dos carboidratos. Importante notar a tolerância ao descobrir o nível crítico quanto a mudança e fazer as correções necessárias.
Nessa fase, você não ganha peso e nem perde!
Fase 4 da Dieta da proteína:
É a fase da manutenção, a qual você aplicará por toda a sua rotina alimentar. A dieta rica em proteína pode ser um novo estilo de vida e alimentação na sua vida, por isso, você pode montar o seu próprio cardápio.
Você pode selecionar uma vasta variedade de alimentos para consumir controlando apenas os carboidratos que variam entre 200 a 500 gramas por dia.
Veja agora a seleção de alguns alimentos permitidos na dieta da proteína!
Alguns alimentos permitidos na dieta da proteína
Segundo a nutricionista Lisa Guy, estes são os melhores alimentos permitidos na dieta da proteína podendo ser consumidos por você, então, saiba quais são eles e comece a montar o seu cardápio!
• Peixe (em especial o salmão, sardinha, bacalhau), peito de frango, carne de porco, camarão, lentilha, ovos, amêndoas, sementes de abóbora, iogurte, leite, queijo, brócolis, proteína de soja, nozes, castanha do Pará, arroz cozido, tofu, ervilhas, feijão, azeite, atum, espinafre, couve, bacon, berinjela, café, cenoura, agrião, acelga.
Pequeno cardápio da dieta da proteína
Você pode montar seu próprio cardápio a partir dos alimentos permitidos na dieta da proteína descritos anteriormente.
Contudo nem todos sabem como fazer isso e, por isso, iremos mostrar um pequeno modelo de cardápio da dieta da proteína podendo ser seguido por você fazendo apenas algumas adaptações de acordo com seu agrado.
• Café da manhã: pão integral com queijo / iogurte / omelete simples / ovos cozidos
• Almoço: salada recheada, omelete de queijo ou presunto, arroz cozido e feijão preto.
• Lanche: café com leite e pão integral com salame na manteiga.
• Jantar: refeição leve como saladas, frango grelhado e arroz com cenoura, ovos e brócolis.
Não é regra seguir; é apenas um pequeno modelo de um cardápio da dieta da proteína. Faça de acordo com o que gosta e deseja para obter os melhores resultados e os mais rápidos!
Dieta do suco de proteína
Você também tem a opção de aplicar na sua rotina alimentar para o jantar a dieta do suco de proteína, então, veja como preparar e aproveite!
1. Escolha duas destas frutas para preparar a dieta do suco de proteína: banana, morango, amora, framboesa, pêssego, maçã, manga, laranja, abacaxi, limão e mamão.
2. Ao escolher as duas frutas corte-as em cubos e coloque-as no liquidificador, acrescente leite líquido e açúcar (um pouco).
3. Pronto! Sirva-se com cubos de gelos e já pode tomar bem gelado!
• Se preferir, pode colocar os cubos de gelo direto no liquidificador para bater!
Caso queira deixar um comentário ou fazer uma pergunta sobre a dieta rica em proteínas, então, fique à vontade!
Compartilhe também essa informação da dieta da proteína com seus amigos!
Fique por dentro de nossas atualizações no blog com dicas para perder peso rápido curtindo a nossa fanpage!
Fonte do estudo:
http://jama.jamanetwork.com/article.aspx?articleid=1103993
Fonte dos alimentos:
http://www.bodyandsoul.com.au/nutrition/nutrition+tips/galleries/20+foods+high+in+protein+,28077?p=3
Produtos recomendados:
Dieta Detox – Semana Detox
Método Emagreça com o Doutor Rocha
Método Emagrecer de Vez
Programa Diabetes Controlada com Dr. Rocha
Programa de Emagrecimento Corpo D21
Treino Feminino Pro