Outubro Rosa – Conscientização e Importância da Saúde da Mulher
A campanha de conscientização contra o câncer de mama Outubro Rosa já está de vento em popa, sendo a maior campanha a nível nacional.
Fique por dentro de tudo sobre a campanha, sobre o alerta para a prevenção contra o câncer de mama e sobre a importância do diagnóstico precoce.
Outubro rosa
O principal objetivo da campanha Outubro Rosa é alertar e combater o câncer de mama, o tipo de câncer de mais incidência entre as mulheres no mundo.
O alerta do qual falamos consiste em chamar atenção de toda população sobre a doença e a fundamental importância do diagnóstico precoce que pode salvar milhares vidas.
O câncer de mama, câncer mais comum entre as mulheres confere 25% de novos casos da doença que ocorre a cada ano.
A campanha tem contado com o apoio de vários setores de saúde, de outros órgãos públicos e ONGS.
Ultimamente até grandes marcas e até celebridades estão se solidarizando com a causa.
A campanha Outubro Rosa teve seu início em Nova York (Estados Unidos), no ano de 1991 foi se popularizando por todo o país e em pouquíssimo tempo ganhou o mundo inteiro.
O nome Outubro Rosa é uma referência ao laço rosa que é o símbolo do combate ao câncer de mama.
A primeira vez que o Brasil se pronunciou em relação à campanha foi no ano de 202 quando, na cidade de São Paulo o Obelisco do Ibirapuera recebeu uma iluminação especial toda rosa.
A ação foi realizada por um grupo de mulheres sensíveis à causa com ajuda e uma empresa de cosméticos europeia.
Câncer de mama
A doença é causada pela multiplicação das células da mama de forma anormal e inadequada formando assim um ou mais tumores.
Existem vários tipos de câncer nessa área a diferença entre eles é que alguns se desenvolvem de forma rápida e outros mais lentamente.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o número esperado de novos casos desse tipo de câncer para o triênio 2020-2022 aqui no Brasil é de aproximadamente 66 mil casos.
Fatores de risco
• O primeiro fator de risco para a doença é a idade. A cada cinco casos quatro acometem mulheres com mais de 50 anos. Segundo as estatísticas 12% dos casos de cânceres invasivos ocorrem em mulheres com até 45 anos e 60% % em mulheres acima dos 55 anos.
• Fatores ambientais e comportamentais também aumentam as chances de se contrair a doença. O uso de álcool, de cigarro, má alimentação etc. aumentam os riscos de se ter a doença.
• Fatores da história reprodutiva. Mulheres que tiveram o primeiro filho após os 30anos ou que nunca tiveram filhos têm mais chances de ter a doença. Engravidar várias vezes e engravidar muito jovem reduz de forma significativa esses riscos.
• Fatores hormonais. Mulheres que tiveram a primeira menstruação muito cedo (antes dos 12 anos), mulheres que fazem uso de contraceptivos hormonais com estrogênio e progesterona e mulheres que precisaram fazer reposição hormonal têm mais chances de ter câncer de mama.
• Fatores genéticos e hereditários. De 5 a 10% dos casos dessa patologia são hereditários e a causa mais comum nesses casos é uma mutação, na maioria das vezes, nos genes BRCA1 e BRCA2, contudo, pode ocorrer também mutação em outros genes. Mulheres com casos de câncer no ovário na família também tem os riscos aumentados.
Outubro Rosa – Diagnóstico precoce do câncer de mama
É importantíssimo o diagnóstico precoce do câncer de mama, pois já temos diversos tipos de tratamentos que promovem resultados bastante satisfatórios quando a doença é descoberta ainda na fase inicial.
Isso não quer dizer que os tratamentos não consigam eliminar a câncer em outros estágios, mas as chances de cura diminuem muito.
Entre as maneiras de se detectar a patologia estão o exame de toque e a mamografia.
Vale salientar que mesmo fazendo o exame de mamografia o toque é muito importante.
A confirmação disso se dá pelo fato de a maioria dos casos serem detectados pelas próprias mulheres ao toque.
• Mamografia: Atualmente no Brasil a mamografia é indicada para mulheres entre 50 e 69 anos, essa é a indicação do Ministério público que sugere que o exame seja realizado a cada 2 anos. A mamografia pode identificar a doença antes que os sintomas apareçam.
Autoexame de toque das mamas: O autoexame das mamas consiste em seguir três passos iniciais: Observação em frente ao espelho, palpação da mama de pé e palpação da mama deitada.
Aconselha-se que o autoexame seja feito uma vez por mês por todos os meses de 3 a 5 dias após o início da menstruação.
No caso de mulheres que não menstruam deve-se definir uma data fixa mensal.
A idade para o início do toque das mamas é a partir dos 20 anos de idade para mulheres que têm casos de câncer de mama na família e a partir dos 40 anos para mulheres que não possuem casos da doença na família.
Durante a avaliação é necessário avaliar as formas da mama, bem como cor, tamanho, a incidência de inchaços, rugosidades, caroços, presença de líquidos sem que aperte, abaixamentos, saliências.
No caso de notar outros sintomas que não foram citados aqui aconselha-se procurar o ginecologista para que o mesmo faça uma avaliação mais criteriosa.
Outubro Rosa – Prevenção do Cancer de Mama
A prevenção contra a doença baseia-se no exame de mamografia e no autoexame de toque. De acordo com algumas pesquisas engravidar mais cedo, amamentar, não fazer uso de álcool e cigarro pode diminuir as chances de ter a doença.
É muito importante esse trabalho de conscientização feito pela campanha Outubro Rosa contra o câncer de mama.
Milhares de mulheres poderiam ter suas vidas salvas se conseguissem detectar a doença no estágio inicial.
Os tratamentos hoje em dia são muito eficazes e o índice de cura é cada vez mais alto.
Faça os exames em dia, cuide-se!
Continue acompanhando nossas postagens e divulgando nossa fan page para seus amigos(as), queremos muito fazer parte das mudanças boas da sua vida!
Até a próxima!