Vida Saudável
Para ter uma Vida Saudável não basta ter saúde, é ter qualidade de vida nos vários aspectos da vida como alimentação, prática de atividades físicas, viver bem com a família e amigos, se divertir, cuidar da saúde mental e ficar longe do estresse.
Objetivos para uma Vida Saudável
Seja qual for seu objetivo de vida, viver bastante é a forma mais eficaz de alcançar quaisquer metas, afinal, enquanto estivermos vivos, podemos correr atrás dos nossos sonhos.
Porém, mais que a longevidade, a qualidade de vida é fundamental.
A vida nos traz muitos desafios, muitas dores de cabeça, metafóricas e literais. Então, como viver realmente bem?
Confira a seguir dicas para um estilo de vida saudável.
Dicas para uma Vida Saudável
1. Alimente-se adequadamente
A base de qualquer dica é a alimentação adequada. Tudo o que somos é consequência daquilo que fornecemos de matéria prima para o nosso organismo. Até mesmo nossos sentimentos estão relacionados à qualidade da alimentação.
Comer precisa ter dois objetivos inseparáveis: nutrição e prazer.
Pessoas que comem pensando somente no prazer costumam não fazer escolhas alimentares muito saudáveis, abusando de carboidratos, gorduras, produtos excessivamente industrializados.
Dentre os muitos problemas de saúde que podem aparecer, os principais são:
• obesidade;
• colesterol alto;
• diabetes;
• câncer de cólon.
Basear as escolhas alimentares somente na nutrição também pode causar problemas de saúde, como falta de certos nutrientes.
2. Respeite seu corpo
Respeitar o corpo é lembrar-se de que você faz parte da natureza e, portanto, é regido por ela. Isso inclui:
• definir horários para dormir e acordar: nosso relógio biológico é regido pelas alterações hormonais que acontecem de acordo com estímulos externos como a luminosidade. Criar uma rotina deixa os hormônios envolvidos sempre nas quantidades mais adequadas, o que favorece a saúde;
• dormir bem; o que para muitas pessoas pode ser bastante difícil. Se este for o seu caso, busque alternativas que possam melhorar a qualidade do seu descanso.
E procure também dormir cerca de oito horas a cada noite. Esse número pode variar de acordo com cada pessoa e mesmo em diferentes fases da vida;
• respeite também os sinais que seu corpo te dá: coma quando tiver fome, beba água quando sentir sede, vá ao banheiro quando vier a vontade etc.
3. Invista sua energia na vida pessoal
Todos precisamos desenvolver relacionamentos com outras pessoas. A vida em sociedade nos ajuda a aprender mais sobre nós mesmos, a aumentar nosso nível de inteligência emocional; esse é um fator decisivo para evitar um dos grandes males da modernidade: o estresse, responsável por uma grande variedade de doenças que podem afetar o corpo e a mente.
Procure ouvir mais o que as pessoas têm a dizer, tente sempre se colocar no lugar do outro, respeitar as diferenças e conviver com harmonia com todos aqueles que fazem parte da sua vida.
A tarefa é desafiadora, mas a recompensa vale o esforço.
4. De vez em quando, pare …
Reserve espaço na sua agenda para ficar sem fazer nada. A gente não precisa ser altamente produtivo em todos os momentos; o ser humano precisa constantemente escolher entre a criatividade e a produtividade, não podemos exigir que tenhamos os dois ao mesmo tempo.
Mas esse “parar” não está restrito apenas ao ambiente de trabalho; é preciso também “fazer nada” na vida pessoal. Muitas pessoas estão sempre atoladas de compromissos (além do trabalho), parecem querer evitar a todo custo ficar sozinhas consigo mesmas. Nesses momentos, somos capazes de olhar para dentro de nós e refletir sobre os rumos que a vida vem tomando. Parece simples, mas é amedrontador, pois você pode descobrir que está ainda distante daquilo que deseja ou mesmo descobrir que não é feliz.
Então de que serviria esse olhar para dentro de si? Justamente para ter consciência das conquistas a que nossas escolhas estão nos conduzindo. Se você não estiver caminhando rumo à realização dos seus sonhos, é somente através da reflexão que é possível alterar a rota.
Quem nunca tem tempo para a reflexão pode viver alienado de si mesmo, correndo o risco de viver uma vida menos satisfatória do que poderia ser.
5. O trabalho precisa ser prazeroso
Passamos tempo demais nos dedicando ao trabalho. Não é coerente com um estilo de vida saudável que a maior parte do seu tempo seja direcionada a algo que não lhe traz nenhum prazer.
Ninguém pode amar absolutamente tudo o que faz nem fazer somente aquilo que gosta, mas pesando prós e contras da sua atividade profissional, a satisfação precisa ganhar mais pontos. Satisfação esta que precisa estar ligada diretamente à atividade, não ao dinheiro que ela proporciona.
6. Sinta-se útil
Este item é quase que uma continuação do anterior. A sensação de que aquilo que fazemos é útil para alguém é muito importante para a realização de cada um.
Mas não apenas através do trabalho podemos conseguir nos sentir úteis. Este pode ser o foco na hora de escolher um novo hobby ou um trabalho voluntário.
7. Tenha fé
Não importa qual seja sua religião, todas pregam o bem (com raríssimas exceções); a crença de que há algo maior, de que há algo a mais, é uma grande diferença entre pessoas bem sucedidas e aquelas que vivem fracassando. Até mesmo no que se refere à saúde, já existem pesquisas que comprovam que pacientes que têm alguma fé têm maiores chances de cura.
Se você não acredita em Deus, não professa nenhuma religião, você ainda pode ter fé: fé em você mesmo, fé nas pessoas que você ama. Não é o “Deus” da religião que traz aos fiéis qualidade de vida, é a fé, partindo de cada indivíduo que realmente “move montanhas”.
8. Pratique um esporte
Essa dica jamais poderia faltar. Nosso corpo necessita de atividades físicas para funcionar direitinho.
Ninguém precisa se tornar atleta ou se matricular na academia ou fazer algo que detesta. Existem inúmeras possibilidades de se exercitar, de fugir do sedentarismo. Para encontrar a atividade física que mais pode te proporcionar bons momentos, você vai precisar testar várias possibilidades. Somente você pode decidir que atividade é adequada para o seu bem-estar. Porque o bem-estar que devemos procurar não é apenas a alteração nos exames de sangue; precisamos querer mais, precisamos aprender a aliar o modo de vida que a sociedade nos impõe com nossos próprios desejos.
Somente assim a vida vale a pena!!!
Continue acompanhando as nossas postagens curtindo a nossa fanpage !
Até a próxima!
Produtos recomendados:
Método Emagreça com o Doutor Rocha
Método Emagrecer de Vez
Programa Diabetes Controlada com Dr. Rocha
Programa de Emagrecimento Corpo D21
Treino Feminino Pro
Dieta Detox – Semana Detox