Importância de uma vida saudável

Qualidade de Vida

Importância de uma vida saudável

Importância de uma vida saudável
Compartilhe com seus amigos!!!

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem estar físico, mental e social”, o que supõe que ser saudável é um conceito que vai muito além.

Aliás, mais do que uma vida sã, sem doenças, temos que falar de um estilo de vida saudável da que formam parte a alimentação, o exercício físico, a prevenção de doenças, o trabalho, a relação com o meio ambiente e a atividade social.

Então ao falar de uma vida saudável temos de incluir diferentes partes de nós mesmos para que tenhamos um desempenho equilibrado. Este equilíbrio permite que nos sintamos o melhor possível e que com certeza nosso organismo funcione a um nível ótimo.

Manter o equilíbrio

Cada área afeta as outras, por exemplo, se uma parte de nós está sob altos níveis de stress ou descuidada o resto sofre em consequência.

É muito importante manter um equilibro entre os diferentes fatores mencionados anteriormente. Uma vida saudável deve ver-se em termos de seu conjunto. Se apenas nos ocupamos de nossa saúde física e omitimos ou descuidamos a nossa saúde emocional não estamos efetivamente levando um estilo de vida saudável.

Quando não prestamos a devida atenção a nossa saúde emocional, nossa saúde física sem dúvida será afetada negativamente. Todas as partes trabalham como uma equipe, não adianta ter o melhor ataque se o resto do time não responde ao mesmo nível, para ter um time vencedor temos que atender aos diferentes setores.

Vamos dar uma olhada em termos gerais dos diferentes setores do nosso time:

Alimentos naturais em oferta na Natue! Aproveite!




Saúde Física

Existem muitas coisas que afetam nossa saúde física. Temos de ter especial cuidado de consumir uma alimentação saudável já que a comida é o combustível do corpo. Se nossa alimentação é a base de comida de má qualidade não vamos ter a mesma energia ou resistência. Quantas vezes aquela feijoada ou a cervejada com o pessoal caiu mal por mais de um dia?

Nosso corpo também precisa dormir uma certa quantidade de tempo cada noite e descansar. Quando não dormimos o suficiente não podemos funcionar adequadamente. Quando vai de virada rende igual? Claro que não, né.

É importante manter-se fisicamente ativo já que nossos corpos estão desenhados para isso. É ideal realizar um pouco de exercício físico diariamente, por isso, não espere começar a realizar exercícios quando esta acima do peso, lembre-se que cada quilo extra é um quilo a mais a carregar.

O tabaco, álcool e drogas também incidem negativamente sobre a saúde. Uma cervejinha e um vinho de vez em quando ok, mas cuidado com a exageração a médio ou longo prazo, já que o álcool pode trazer sérias complicações de saúde, sem falar em curto prazo, o acidente ocasionado pelo consumo desta substancia. Sobre as demais drogas então nem se fala. Elas devem ser evitadas.




Natura - Ate 40OFF 728x90

Saúde Emocional

Os sentimentos fazem parte de vida e impactam diretamente sobre nosso estado de animo.

Diariamente passamos por diferentes estados e intensidades de stress, raiva a tristeza. O jeito com o qual lidamos com estas situações podem ter um impacto enorme sobre nossa saúde em geral. Aprender a lidar com esses sentimentos ajudam a enfrentar a vida e se, por acaso, estes sentimentos ficarem difíceis de controlar não duvide em procurar ajuda. Se conseguirmos manter nossa saúde emocional a níveis adequados poderemos viver uma vida mais plena.

Atividade Social

As relações sociais são um aspecto fundamental para a saúde do ser humano, em consequência, para envelhecer de forma saudável.
Lembre-se de Robinson Crusoé e de Tom Hanks em “O Náufrago”, para evitar a demência no primeiro caso recitava diferentes passagens da Bíblia e no segundo, falava com uma bola. Além de que ter com quem conversar ajuda a aliviar a tensão diária, e, realizar atividades físicas com outra pessoa é sempre mais divertido.

Dicas para uma vida saudável e longa:

. Tenha hábitos saudáveis: evite o fumo, não beba em excesso, evite os ambientes com ruídos intensos e a exposição solar sem proteção de filtro solar;

. Mantenha uma alimentação saudável rica em fibras (frutas e verduras) e pobre em gorduras saturadas;

. Busque praticar uma atividade física que contribuirá para melhorar a sua condição e irá trazer mais disposição para sua vda, isso ajuda a controlar doenças como hipertensão, diabetes e colesterol alto, diminuindo o estresse, a depressão e em especial o isolamento;

. Mantenha um sono adequado: dormir bem contribui para manter o corpo em bom funcionamento;

. Não esqueça do lazer como ir ao cinema, ao teatro, passear, viajar, fazer amigos e se possível dançar, tenha como lazer aquilo que lhe traz prazer;

. Outro ponto importante é manter a sexualidade: não valorize apenas o ato sexual, o contato e o afeto são importantes também;

. Planeje o seu futuro, sempre tenha metas e objetivos;

. Leia livros, faça cursos e treinamentos, esteja por dentro do que acontece no mundo;

. Estudos mostram que ter fé e cultivar a espiritualidade são úteis para manter o equilíbrio mental.

Viu como é fácil ter uma vida saudável? Isso irá lhe proporcionar qualidade de vida e longevidade. Pense e reflita sobre cada ponto e tenha a vida que você sempre desejou, boa sorte!

null

Artigos Relacionados:
Benefícios da Atitude mental Positiva
10 Dicas para uma Alimentação Equilibrada

Produtos recomendados:
Método Emagreça com o Doutor Rocha
Método Emagrecer de Vez
Programa Diabetes Controlada com Dr. Rocha
Programa de Emagrecimento Corpo D21
Projeto Viver Magra em 7 Semanas com o Dr. Rocha








NEW 728X90

Compartilhe com seus amigos!!!
Emagreça com o Dr. Rocha
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.