Tratamento para Diabetes

Saúde

Tratamento para Diabetes

Tratamento para Diabetes
Compartilhe com seus amigos!!!


Diabetes Controlada Dr Rocha

O tipo de tratamento para diabetes depende inteiramente do tipo de diabetes apresentado, o tratamento correto é crucial na prevenção de danos de órgãos e, portanto, deve ser mantido em todos os momentos.

Tipos de diabetes:

. O diabetes tipo 1 que ocorre quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente para controlar o açúcar no sangue devido uma falha do sistema imunológico que faz com que os anticorpos ataquem as células que produzem a insulina.

. O pré-diabetes é um termo usado para identificar o paciente tem potencial para desenvolver o diabetes tipo 2 e está num estado entre o saudável e o diabetes tipo 2.

. O diabetes tipo 2 que é o mais comum (atinge 90% dos diabéticos), atinge na maioria dos casos pessoas obesas com excesso de gordura no organismo, com mais de 30 anos, pode também ser genético, ocorre quando o corpo produz insulina, mas as células são incapazes de utilizar, esta situação é conhecida por resistência à insulina.

. O diabetes gestacional ocorre quando o açúcar no sangue está elevado durante a gravidez devido ao aumento da resistência à insulina, pode persistir ou não após o parto, sendo que a causa exata deste tipo ainda não é conhecida.

Observação: A insulina é o hormônio responsável pela redução e regulação da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células e ser utilizado como fonte de energia, se houver falta de insulina ou mesmo se ela não agir corretamente, haverá o aumento da glicose no sangue e a ocorrência do diabetes.

Tratamento para Diabetes:

O objetivo principal do tratamento para diabetes é regular a atividade da insulina e o nível de glicose no sangue para diminuir os riscos de desenvolvimento de complicações.

O tratamento para diabetes é baseado na adequação da alimentação, ingestão de medicamentos, atividade física, monitoramento e educação.


Método Emagreça com o Dr Rocha

Tratamento para diabetes tipo 1

Deve ser ministrada a insulina de 2 a 3 vezes durante o dia ou através da bomba de insulina que libera o medicamento de forma uniforme na corrente sanguínea durante o dia, também deve seguir uma dieta adequada para diabéticos e praticar atividade física regularmente.

Um ponto muito importante é o monitoramento e controle do diabetes com a verificação da taxa de açúcar no sangue diariamente.

Tratamento para diabetes tipo 2

Devem ser ministrados medicamentos hipoglicemiantes que auxiliam no controle da produção e secreção da insulina pelo pâncreas, adicionalmente poderá ser ministrada a insulina para auxiliar no controle do açúcar no sangue, com o passar do tempo o médico efetuará a avaliação e poderá combinar outros medicamentos

O diabético tipo 2 também deverá seguir uma dieta adequada, manter o peso adequado, praticar atividade física regularmente e efetuar o monitoramento e controle do diabetes com a verificação da taxa de açúcar no sangue diariamente.

Com os procedimentos descritos acima o diabetes tipo 2 pode ser totalmente controlado.

Tratamento para diabetes gestacional

É baseado em uma dieta adequada, com baixo teor de açúcar, gordura e carboidratos, praticar atividade física regularmente. Adicionalmente em algumas situações, deve ser ministrada a insulina com o objetivo de diminuir o risco de persistir após o parto do bebê.

Diabetes Controlada Dr Rocha

Dieta para diabéticos:

A dieta para o diabetes deve ser elaborada por um nutricionista que irá adequar a alimentação de acordo com a idade e estilo de vida do paciente, basicamente:

. Alimentar-se de 3 em 3 horas;
. Consumir alimentos diet;
. Dar preferência para fibras e cereais;
. Não consumir gordura saturada e carboidratos simples, como arroz, batata e carnes vermelhas;
. Dar especial atenção a hidratação;
. Não consumir açúcar ou adoçantes.

As pessoas com diabetes devem evitar o consumo de açúcares simples presentes em doces e carboidratos simples, como massas e pães, devido apresentarem índice glicêmico muito alto. O alimento com índice glicêmico baixo retarda a absorção da glicose quando possui o índice alto a absorção é rápida e acelera o aumento das taxas de glicose no sangue.

Os carboidratos devem ser responsáveis por metade das calorias ingeridas diariamente pela pessoa com diabetes, dar preferência para os carboidratos complexos como castanhas, grãos integrais e nozes que serão absorvidos de forma gradual pelo organismo.

Controle do açúcar no sangue:

O médico responsável pelo tratamento da diabetes irá definir um cronograma para os testes de glicose que serão feitos em casa, também definirá metas para as taxas de glicose, a partir destas informações irá ajustar as refeições, atividades físicas e medicamentos para manter as taxas normalizadas, dessa forma será possível fazer o controle e evitar altas e baixas taxas de glicose que são responsáveis pelas principais complicações de quem tem diabetes.

Exercícios físicos:

A atividade física, que deverá ser leve, é muito importante para o tratamento do diabetes, ela contribuirá para manter as taxas de glicose controladas e evitar a obesidade.

Deve ser praticada pelo menos três vezes durante a semana, de preferência no mesmo horário, e seguir orientações do médico em relação as taxas de glicose antes do início da atividade, pois taxas muito baixas ou altas podem trazer problemas como hipoglicemia ou hiperglicemia.

Observar que a atividade física não precisa ser feita em academia, bons exemplos são caminhadas e andar de bicicleta.

Tratamento para Diabetes – Conclusões Finais:

Ser diagnosticado como portador de diabetes pode assustar, devemos entender isso como uma mensagem do nosso corpo indicando que precisamos manter hábitos mais saudáveis, muitas vezes mudanças importantes no nosso estilo de vida.

Tenha em mente que é plenamente possível conviver com o diabetes, ter qualidade de vida e alegria de viver, pode ser esse o gatilho para iniciar mudanças que já eram necessárias e só trarão benefícios à sua saúde.

Não deixe de controlar suas taxas de glicose, seguir as recomendações e tratamentos que devem sempre ser prescritos pelo médico e não deixar de fazer as consultas e exames regularmente.

Produtos recomendados:
Método Emagreça com o Doutor Rocha
Método Emagrecer de Vez
Programa Diabetes Controlada com Dr. Rocha
Programa de Emagrecimento Corpo D21

Compartilhe com seus amigos!!!
Emagreça com o Dr. Rocha
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.