Abacate: O que é, Benefícios, Composição e Cuidados
Abacate é uma fruta oleaginosa, assim como as amêndoas, nozes, avelãs ou castanhas de caju.
O termo “oleaginosas” vem do latim “oleum”, que significa óleo, porque a especificidade dessas frutas reside em seu alto teor de gordura, ao contrário de outras frutas que contêm principalmente açúcares.
Originário do México, é apelidado de ouro verde, pois sua produção é tão importante e seu mercado floresce, a alta temporada vai de outubro a abril, mas ele está presente o ano todo nas barracas. É a décima primeira fruta mais consumida dos brasileiros, com 2,8 kg por domicílio ao ano.
Os abacates têm um perfil nutricional único. Eles contêm muita fibra e são ricos em vitaminas e minerais, como vitaminas do complexo B, vitamina K, potássio, cobre, vitamina E e vitamina C.
Uma pesquisa vinculou o consumo de abacate a vários benefícios para a saúde, como a redução do risco de doenças cardiovasculares. Eles também são muito saciantes e podem ser úteis para perder peso.
Quais São Seus Benefícios Para A Saúde?
O abacate é cheio de qualidades nutricionais e benefícios para a saúde. Certamente, é gorduroso, mas os lipídios que contém são principalmente ácidos graxos insaturados cardioprotetores (mononisaturados e poli-insaturados)z É especialmente muito rico em ácido oleico conhecido por aumentar o colesterol bom (HDL) e diminuir o ruim (LDL).
É também é uma excelente fonte de vitamina E, uma vitamina lipossolúvel com propriedades antioxidantes reconhecidas. Esta vitamina é particularmente eficaz na proteção das células dos danos dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento prematuro, mas também de certos cânceres e doenças cardíacas.
Por fim, sua riqueza em fibras e vitamina K faz do abacate um regulador de glicose no sangue muito bom e um aliado valioso contra o diabetes.
As propriedades antioxidantes do abacate são indicadas para conter ou reduzir a inflamação, especialmente as do endométrio, durante a menstruação.
O abacate age nos níveis de colesterol de duas maneiras distintas. Primeiro, contém fitoesteróis que reduzem o LDL, chamados colesterol ruim. Então também contém ácido oleico que aumenta o colesterol bom, HDL!
Composição Do Abacate
Quem diz rico em gordura também diz rico em calorias. Portanto, não é uma lenda urbana, o abacate é uma fruta muito calórica, pois contém uma média de 155 calorias por 100 g, quase três vezes mais do que a média de frutas com um valor calórico médio de 55 calorias/100 g. No entanto, esse valor energético varia muito dependendo da maturidade do fruto. Um abacate muito maduro e cremoso pode chegar a 200 calorias por 100g, enquanto firme e verde trará pouco mais de 100 calorias.
O abacate é, portanto, três vezes mais calórico do que a fruta fresca média, deve ser proibido ao tentar perder peso? De jeito nenhum, o abacate é muito saciante e seu consumo regular até tenderia a diminuir o consumo calórico do dia, o que pode promover a perda de peso. Um estudo americano mostrou que um consumo diário de meio fruto promove saciedade e reduz o consumo calórico do dia.
O abacate também contém magnésio e potássio, além de outras vitaminas. Excelente para mulheres grávidas que sofrem de deficiências vitamínicas!
A vitamina K contida no abacate tem um impacto positivo nos níveis de açúcar no sangue. É um alimento recomendado para diabéticos, em particular.
O que ninguém sabe é que os abacates são tão bons quanto a cenoura. Como sabemos, as cenouras são conhecidas por serem boas para a visão. Bem, o abacate também! Também contém carotenoides, neste caso luteína.
O abacate contém muitas vitaminas, incluindo vitaminas C e E, e outras vitaminas que muitas vezes estão faltando em nossa dieta.
Tenha cuidado, no entanto, para não adicionar outras fontes de gordura que possam dobrar rapidamente sua adição calórica. As pessoas que monitoram sua dieta evitarão, por exemplo, temperar seu abacate com maionese, vinagrete ou até mesmo um simples fio de óleo que aumentará a nota calórica de seu prato. Eles vão preferir um suco de limão e algumas gotas de molhos de soja, ou simplesmente uma pitada de sal.
Consumo Diário
O Programa Nacional de Nutrição e Saúde recomenda consumir pelo menos 5 porções (de pelo menos 80 g) de frutas ou vegetais todos os dias e aproveitar ao máximo seus benefícios. Um meio abacate de bom tamanho ou um pequeno abacate inteiro correspondem a uma porção de vegetais.
O consumo de abacate e alimentos ricos em carotenoides (cenoura, tomate) durante a mesma refeição promoveria uma melhor absorção desses carotenoides. Este efeito se deve à gordura do abacate e à natureza lipossolúvel dos carotenoides.
Em geral, vitaminas, compostos antioxidantes e fibras contidas em frutas e vegetais desempenham um papel protetor significativo para a saúde. Numerosos estudos mostraram que o alto consumo de vegetais e frutas pode reduzir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, câncer e outras doenças.
Com 6,7 g de fibra por 100 g, o abacate é considerado muito rico em fibras.
Além disso, contém fibras solúveis e insolúveis. Fibra insolúvel promove o bom funcionamento do trânsito intestinal. Fibra insolúvel contribui para uma melhor prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes tipo II.
Embora o abacate seja rico em gordura, eles têm a maioria dos ácidos monoinsaturados, cujos efeitos benéficos na função cardiovascular foram amplamente demonstrados. O consumo regular de abacate contribuiria, portanto, para a saúde cardiovascular.
O abacate também contém uma grande quantidade de fitoesteróis, compostos vegetais que efetivamente contribuiriam para a redução do colesterol.
Possíveis Perigos Do Consumo Excessivo De Abacate
O abacate contém o dobro de potássio que uma banana, um elemento conhecido por sua capacidade de diminuir ou até mesmo parar a frequência cardíaca.
Em meio à “mania do abacate”, os nutricionistas lembram que esta fruta continua sendo uma das mais ricas em gordura do planeta. Com 322 calorias, é uma ingestão significativa de gordura.
Obviamente, este é um consumo bulímico, quase contínuo e não ao longo da vida. Não entre em pânico! Se você ama abacate, ainda pode consumi-lo com moderação.
E Quanto Ao Óleo De Abacate?
O óleo de abacate é o óleo vegetal mais rico em vitaminas: A, B, C, D, E, H e muito mais! Ele também contém muitos ácidos graxos, como ômega 3, potássio ou lecitina.
O óleo de abacate geralmente vem do continente africano. É extraído do fruto. É uma mistura entre polpa de abacate e água morna. Em seguida, é obtida uma pasta que será amassada e centrifugada, ou seja, que “torcerá” o material para extrair o óleo separando-o da água.
É um óleo vegetal apreciado em cosméticos porque é regenerador, protetor, nutritivo e fortalecedor. Nutre, protege e fortalece a epiderme como o cabelo, tonifica a pele e suaviza a fibra capilar. Também é amplamente utilizado para unhas. É amplamente utilizado por marcas de cosméticos para fazer sabonetes suaves por suas intensas propriedades hidratantes.
Os melhores óleos que podem ser encontrados no mercado são aqueles sem tratamentos químicos, é claro, mas especialmente aqueles com prensagem a frio, que preservam seus benefícios.
Continue acompanhando as nossas postagens curtindo a nossa fan page !
Até a próxima!