Canela: Tipos, Benefícios, Efeitos Colaterais e Como Consumir
Com sua fragrância hipnotizante, a canela é certamente uma das especiarias mais conhecidas do mundo, seja na culinária ou na medicina tradicional, especialmente ayurvédica.
É conhecida desde os tempos antigos por seus efeitos benéficos no corpo, principalmente o efeito de sua casca.
Aparece nos antigos escritos chineses, sânscritos e egípcios, bem como no Antigo Testamento, principalmente por suas propriedades medicinais e espirituais, mais do que seu sabor.
Tipos de Canela
Existem duas variedades, que vêm da casca de duas espécies de árvores muito próximas, mas diferentes:
– Cinnamomum verum, chamada canela do Ceilão, também conhecida como canela real;
– Cinnamomum aromaticum ou Cinnamomum cassia, conhecida como canela indonésia ou canela China, também conhecida como canela falsa.
Sejamos claros: para desfrutar das virtudes da canela, a variedade não importa, elas têm o mesmo efeito. Dito isso, para uso a longo prazo, ainda recomendamos a canela do Ceilão.
De fato, suas virtudes de saúde são as mesmas, com uma exceção que faz toda a diferença: cumarina.
É de fato a concentração de cumarina que difere nas duas espécies.
A casca de canela do Ceilão (Cinnamomum verum) contém pouca, mas, por outro lado, a casca de canela chinesa (Cinnamomum cassia) é rica.
A cumarina é potencialmente tóxica para o fígado, porque tem propriedades hepatotóxicas.
Então, para consumo a longo prazo, prefira canela do Ceilão.
Composição da Canela
A canela é conhecida por seu teor de fibra dietética e ação antioxidante.
É de fato um dos alimentos mais antioxidantes que existe, o quarto no ranking dos alimentos mais antioxidantes, especialmente por causa de seu conteúdo de Proantocianidinas e Cinamaldeído.
Esses antioxidantes protegem as células do corpo de danos causados pelos radicais livres e previnem doenças relacionadas ao envelhecimento.
Quais são os Benefícios da Canela?
A canela tem propriedades antioxidantes, antibacterianas e anti-inflamatórias.
É usada principalmente para estimular o sistema imunológico, aliviar problemas de digestão e tratar naturalmente o diabetes tipo 2.
Ação no Sistema Imunológico
A canela é ideal para tratar todas as doenças de inverno: resfriados, tosse, gripe e outros vírus.
De fato, graças às suas propriedades antioxidantes, seu alto teor de minerais e vitaminas, fortalece o sistema imunológico, possui propriedades antivirais e antimicrobianas.
Ferva o equivalente a um copo de água, uma vez fervido, pare o aquecimento e coloque uma colher de chá de canela em pó para infundir por 5 minutos coberto.
Para um remédio ainda mais eficaz, adicione uma pitada de suco de limão, 1/2 colher de chá de gengibre em pó e adoce com um pouco de mel.
A combinação de canela, mel e limão é uma das associações mais benéficas do ponto de vista da saúde.
Ação no Sistema Digestivo
A canela tem propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, antivírus, antiparasitárias e antissépticas.
É, portanto, um alimento que previne e até trata infecções e inflamações da flora intestinal, também estimula as secreções gástricas.
Assim, a canela é ideal para acalmar azia, combater problemas de digestão e dores intestinais (inchaço, diarreia, indigestão, náuseas, vômitos, refluxo gástrico, etc.).
Em relação à diarreia viral ou bacteriana, a canela é muito eficaz, especialmente graças à sua poderosa ação antibacteriana de amplo espectro.
Ação Contra a Diabetes
Este é certamente um dos usos mais comuns da canela, seu efeito no açúcar no sangue e o nível de colesterol “ruim”, usado na medicina chinesa e indiana no tratamento do diabetes tipo 2.
Ação Antiestresse
A canela tem virtudes relaxantes e, com seu sabor doce, diz-se que é reconfortante.
Assim, é aconselhável consumi-lo em caso de estresse e ansiedade para ajudar a se acalmar.
Ação Sobre o Peso
Entre suas propriedades de aquecimento, propriedades digestivas, seu efeito no açúcar no sangue e sua ação supressora do apetite, a canela é uma das especiarias mais usadas como parte de uma dieta.
Efeitos da Canela nas Doenças Degenerativas
É um dos alimentos mais antioxidantes que existe, o que daria à canela um efeito preventivo em certas doenças degenerativas, como Parkinson ou Alzheimer.
É benéfica para o cérebro em geral, aumenta o nível de benzoato de sódio no cérebro, o que repara e até cria neurônios, estimula a atividade cerebral, ajuda a eliminar a tensão nervosa.
Tudo isso faz da canela um estimulante das funções cognitivas.
Ação Contra o Câncer
Numerosos estudos estão sendo realizados sobre o efeito da canela no câncer, especialmente graças ao efeito antioxidante das especiarias.
Um estudo concluiu que a canela reduz a proliferação de células cancerígenas de leucemia e linfoma.
Isso não é de forma alguma um remédio, mas claramente um alimento benéfico.
Efeitos Colaterais
Como já mencionado, se você optar pela canela chinesa, em altas doses, ela será tóxica para o fígado, ao contrário da canela do Ceilão que apresenta menos cumarina.
Como princípio de precaução, a canela não é recomendada para mulheres grávidas, lactantes, bebês com menos de 6 meses de idade e pessoas com hipertensão ou valores elevados de pressão arterial.
Em altas doses e em uso externo prolongado, a canela pode ser dermocáustica e, portanto, pode causar queimaduras, é fortemente desencorajada usá-la em partes sensíveis da pele, como lábios.
Em caso de overdose, a canela pode causar náuseas, dor de cabeça e palpitações cardíacas.
A canela contém cumarina, um diluente de sangue.
Da mesma forma, a canela não deve ser tomada em paralelo com medicamentos prescritos para doenças cardiovasculares, para estabilizar o diabetes ou contra úlceras.
Como Consumir a Canela
Mesmo que seja aconselhável aquecer a canela para desfrutar de suas virtudes, o importante é consumi-la regularmente, seja qual for o caminho: na cozinha, infusão, com mel ou em aplicação externa.
A canela é amplamente utilizada na culinária, seja na culinária salgada ou doce.
No Ocidente, seja na Europa e na América do Norte, é bastante cozida em pratos doces, e no Oriente, é usada em pratos salgados.
Lembre-se, no entanto, de que na culinária salgada, é melhor adicionar canela em pó no final do cozimento, porque seu sabor doce “caramelizará” e trará amargura ao prato.
A forma mais rápida e certamente o mais eficaz, especialmente se você quiser combinar canela com outros ingredientes é consumi-la em infusão.
É possível consumir até 3 xícaras por dia.
Também é possível infundir canela no leite para preparar um bom leite de canela, uma receita simples e deliciosa e uma boa maneira de aproveitar os benefícios da canela.
Continue acompanhando as nossas postagens curtindo a nossa fan page !
Até a próxima!