Saúde

Mel: O que é, Tipos, Benefícios e Cuidados

Mel: O que é, Tipos, Benefícios e Cuidados

O Mel é avaliado como um fluido viscoso, com aroma característico e de sabor doce, considerado alimento muito nutritivo e de poder terapêutico.

É obtido em sua maioria a partir do néctar das flores, também da secreção das partes vivas de determinadas plantas.

Nesse artigo vamos falar sobre os benefícios do mel, quais os tipos de mel, e os cuidados que devemos ter em relação ao mesmo.

O que é o mel:

Vamos lá… Esse alimento é composto de frutose, de glicose, ácidos orgânicos, água, enzimas, minerais, e partículas sólidas originárias da colheita.

Uma curiosidade que faz muita diferença é que os seus tipos diferem quanto a quantidade de sacarose, alguns possuem uma quantidade maior dessa substância o que não interfere em seus benefícios.

Veja os tipos:

O mel geralmente é classificado de acordo com o tipo de planta que foi utilizada em sua preparação, mas podemos denominar duas classificações para o mesmo:Polifloral (mel produzido a partir da utilização de várias e distintas espécies florais) e o monofloral (tipo de mel produzido a partir da utilização do néctar de apenas um tipo de flor).

No rótulo do produto, quando há citação quanto a sua origem botânica percebemos que é indispensável que a planta apareça na composição do mel em no mínimo 80%.

Veja alguns tipos de mel

  • Mel silvestre: Tipo polifloral e é o mais consumido aqui no Brasil.
  • Mel de flores do campo: Proveniente de vários tipos de flores (polifloral) é rico em sais minerais.
  • Mel de flores de laranjeira: Considerado o mais doce que existe e é muito utilizado no meio gastronômico em diversas receitas.
  • Mel de flor de eucalipto: Sua marca registrada é o sabor forte e acentuado.
  • Mel de uva Japão: As flores da uva Japão possuem um perfume característico o que acaba atraindo muitas abelhas. Seu mel também leva essa característica por ter um aroma inigualável.
  • Mel de abelha jataí: Você com certeza já ouviu falar nesse tipo de abelha. Elas são bem pequenas, têm tonalidade mais escura que as outras e são do tipo que não picam. Geralmente sua produção é bem pequena e não podemos retirar todo o seu alimento, por esse motivo é um tipo de mel muito raro e que muitas vezes só aparece em algumas épocas do ano. Esse tipo de mel necessita ser guardado na geladeira para que não fermente. O mesmo tem um sabor doce no ponto e é levemente ácido.
  • Favo de mel: Esse é considerado o mel em sua forma mais bruta, pois possui cera de abelha, um pouco de pólen e própolis e é riquíssimo em proteínas, minerais, vitaminas, enzimas e aminoácidos.
  • Mel de flores de abacate: Dos tipos de mel é um dos que possui coloração mais escura, devido sua característica antioxidante, é rico em vitamina A, vitamina E, magnésio, e potássio.

Benefícios:

Dor de garganta: Você já deve ter ouvido das pessoas mais velhas que um dos vários benefícios é curar dor de garganta, essa afirmativa é em parte verdadeira, pois o mesmo possui substâncias com características antimicrobianas que possuem capacidade de impedir que alguns micro-organismos cresçam e até conseguem destruí-los, porém não possui o poder de curar uma inflamação na garganta, mas consegue aliviar a dor de forma momentânea.

É importante salientar que não há pesquisas que confirmem esse tipo afirmação, mas acredita-se que sua característica de PH baixo proporciona uma acidez local que impede a proliferação de alguns micro-organismos. Além disso, uma substância presente chamada ácido glucônico ajuda a formação de peróxido de hidrogênio que é um poderoso antibactericida

Problemas respiratórios: Nesse caso já existem algumas pesquisas que atestam alguns tipos de bactérias são sensíveis à ação antibactericida do mel. Entre essas bactérias estão Haemophilus influenzae (causadora de infecções respiratórias como sinusites), Mycobacterium tuberculosis (causa tuberculose) e a Klebsiella pneumoniae e a Streptococcus pneumoniae (ambas são causadoras da pneumonia).

Assim como no caso anterior o ele atua aliviando os sintomas, para o tratamento das infecções e ou inflamações procure ajuda médica.

Intestino: É um grande aliado da flora intestinal (bactérias boas presentes no intestino), melhora o trânsito dos alimentos no intestino, normaliza a consistência das fezes e previne ressecamento e diarreia.

Melhora a pele: É rico em flavonoides, carotenoides e fenólicos (substâncias antioxidantes) que combatem os conhecidos radicais livres prevenindo assim o envelhecimento precoce. O alimento pode ser utilizado para fazer máscaras hidratantes e nutritivas, para esfoliação e também faz bem à pele quando ingerido.

Diminui riscos de infecção urinária: Entre as várias bactérias que possuem certa sensibilidade às substâncias presentes em sua composição, algumas bactérias que provocam infecção urinária fazem parte.

Ele pode ser utilizado em conjunto com alguns hábitos como, por exemplo, a ingestão de no mínimo 2 litros de água diariamente. Isso ajudará a evitar uma possível infecção.

Cuidados que devemos ter com a utilização do mel

Mesmo sabendo dos benefícios que o mel traz para a nossa saúde é preciso tomar alguns cuidados na hora de utiliza-lo.

A quantidade diária que podemos consumir sem causar danos à saúde é de no máximo 25 gramas, o equivalente a uma colher cheia de sopa.

É muito importante saber que os benefícios dependem do consumo ser agregado a uma dieta saudável.

Outro cuidado que devemos ter é com relação às crianças, profissionais orientam a não oferecer esse alimento para crianças menores de 1 ano de idade.

Cuidado também com a procedência, quando for comprar verifique se na embalagem constam informações sobre o fabricante e se o mesmo possui o SIF (Selo do Serviço de Inspeção Federal) e o OSIF (Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal), sem essas recomendações o mel não possui garantia de procedência e qualidade.

Essas foram nossas dicas sobre o mel, alimento consumido no mundo inteiro e que faz muito bem à saúde.

Antes de consumir e utiliza-lo de qualquer forma é importante saber quais os tipos, os benefícios e os cuidados que devemos ter em relação a ele.

Continue acompanhando as nossas postagens curtindo a nossa fan page!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.