Saúde

Coenzima Q10: O que é, Benefícios, Como Usar e Efeitos Colaterais

Coenzima Q10: O que é, Benefícios, Como Usar e Efeitos Colaterais

A Coenzima Q10 mais comumente chamada de Co-Q10 é uma substância naturalmente presente no corpo, semelhante a uma vitamina.

É um poderoso antioxidante que também é necessário para a produção de energia pelo corpo humano.

Atua contra o envelhecimento e a oxidação do nosso corpo, entra em jogo na produção celular de energia. A Coenzima Q10 é absolutamente essencial para o bom funcionamento do nosso corpo. Nos últimos anos, o Q10 tem sido objeto de muitos estudos.

Tendo sua deficiência sido correlacionada com diferentes patologias, sua ação tem sido destacada em várias frentes.

Origem

A CoQ10 foi descoberta e isolada em 1957 nos Estados Unidos, mas foram os japoneses que descobriram suas propriedades terapêuticas no início da década de 1960 depois de observar que pessoas com insuficiência cardíaca congestiva tinham baixos níveis.

Desde 1974, a CoQ10 está licenciada para o tratamento da insuficiência cardíaca congestiva, milhões de pacientes a tomam diariamente.

Também é usada para esse fim na Europa, Rússia e Israel. Seu uso prescrito para insuficiência cardíaca é muito menos difundido na América do Sul.

Qual É O Papel Da Coenzima Q10?

Naturalmente presente no corpo, a Coenzima Q10 (CoQ10 ou Q10) é uma substância lipossolúvel, ou seja, dissolve-se em gorduras, semelhante a uma vitamina. Sua estrutura química também é próxima à da vitamina K, uma vitamina importante para a saúde do nosso coração.

A Co-Q10 também é um poderoso antioxidante. Ou seja, ajuda a combater o excesso de radicais livres (estresse oxidativo), que causa envelhecimento prematuro.

Sua outra missão: ativar a produção de energia celular. Está presente principalmente no nível das mitocôndrias, as “mini usinas de energia” localizadas dentro de cada uma de nossas células. A Co-Q10 é necessária, tanto para a produção de energia quanto para o controle do estresse oxidativo.

De fato, a produção de energia nas mitocôndrias usa as propriedades oxidativas do oxigênio que respiramos e induz um estresse oxidativo necessário, mas que também pode ser prejudicial.

A Co-Q10 é sintetizado pelo organismo a partir de vários nutrientes: aminoácidos, vitaminas do grupo B, vitamina C, oligoelementos e minerais.

Todos os órgãos que precisam de energia precisam de Coenzima Q10.

Este é particularmente o caso do coração, pulmões ou fígado, que são os primeiros consumidores.

A Co-Q10 também é essencial para os músculos. No entanto, está presente em todo o corpo (membranas mucosas do estômago, rins, próstata), o que explica seu outro nome: “ubiquinona” ou “ubidecarenona”, que significa etimologicamente “onipresença”.

Benefícios Gerais Da Coenzima Q10

A Co-Q10 é uma das substâncias naturais mais estudadas. Nos últimos dez anos, centenas de estudos clínicos foram realizados, atestando seus muitos benefícios para a saúde.

Durante a atividade física, as necessidades de energia aumentam. A necessidade de co-Q10 também aumenta, pois deve ser lembrado: está presente em grandes quantidades em tecidos e órgãos consumidores de energia, ou seja, coração e músculos.

Se o treinamento for regular e progressivo, o corpo se adapta bem. No entanto, no caso de treinamentos ou competições muito intensivas, as necessidades se tornam ainda maiores.

Fadiga física intensa pode ser um dos sinais de aumento das necessidades de co-Q10.

A Co-Q10 age como uma vitamina no corpo. Ativa a produção de energia. Esta molécula natural fortalece as células e ajuda a aumentar a vitalidade.

Nosso corpo fabrica naturalmente a co-Q10 de que precisa. No entanto, sua produção endógena diminui com o tempo, causando um aumento no estresse oxidativo.

Uma complementação pode, portanto, ser interessante a partir dos 50 anos.

Como um poderoso antioxidante, a Coenzima Q10 também é um ingrediente ativo cosmético popular.

É usado em muitos cremes antienvelhecimento porque ajuda a combater os efeitos do envelhecimento da pele, ou seja, rugas, manchas de pigmento e perda de firmeza.

Onde Encontrar A Coenzima Q10?

Felizmente, a ingestão de co-Q10 também pode ser exógena, ou seja, vem de uma fonte fora do corpo.

É possível encontrar essa molécula natural em certos alimentos e suplementos alimentares.

A Co-Q10 está presente principalmente em carne e peixe. É encontrada em carne bovina, frango…

Peixes gordurosos, como sardinhas, salmão, atum ou arenque, contêm a Co-Q10 mais disponível.

Além de fontes alimentares de origem animal, elas também estão disponíveis no amendoim, gergelim, pistache e em certos óleos vegetais, como colza e óleo de soja.

Você também pode tomar um suplemento alimentar de Co-Q10 com uma dosagem precisa de 30 mg de Coenzima Q10 por cápsula.

O suplemento deve ser apresentado em forma oleosa para ser perfeitamente assimilado pelo corpo.

Sua formulação também deve ser combinada com vitamina E para agir de forma ainda mais eficaz contra o estresse oxidativo.

Uma solução natural ideal para todas as pessoas com necessidades aumentadas de Coenzima Q10: pessoas cansadas ou sobrecarregadas de trabalho, atletas ou idosos, por exemplo.

Usos E Dosagem

60 mg a 100 mg, duas vezes ao dia.

Como a CoQ10 é melhor absorvido na presença de gordura, é melhor tomá-la ao mesmo tempo que uma refeição ou como uma cápsula macia em uma base gordurosa.

Deficiência De Coenzima Q10

Como o corpo é capaz de sintetizar CoQ10 de acordo com suas necessidades, ela não é considerada um nutriente essencial.

Portanto, nenhuma ingestão diária recomendada para CoQ10 foi determinada e não é prática comum verificar suas taxas no corpo.

No entanto, observou-se que, com a idade, o corpo produz cada vez menos.

Pacientes com doenças cardíacas ou cardiovasculares, certos cânceres, doenças gengivais, pressão alta, AIDS, distúrbios musculares ou degeneração macular também têm consistentemente baixos níveis de CoQ10.

Na década de 1960, também foi descoberto que pacientes com vários cânceres (mama, pulmão, próstata, pâncreas, cólon, rim, etc.) geralmente tinham níveis anormalmente baixos de CoQ10.

Desde essas descobertas, os suplementos CoQ10 tiveram algum sucesso com pacientes com câncer ou pessoas em risco de contrair um.

Efeitos Colaterais

A CoQ10 é considerada muito segura, mesmo a longo prazo. A segurança da CoQ10 não foi estabelecida para mulheres grávidas e lactantes.

Pessoas com problemas cardíacos que estão considerando o tratamento com CoQ10 devem fazê-lo sob supervisão médica.

Como a CoQ10 pode reduzir os níveis de glicose no sangue, você deve monitorar sua glicose no sangue de perto quando começar a tomá-la, caso tenha diabetes.

Se necessário, consulte seu médico para ajustar a dosagem de hipoglicemiantes convencionais.

Continue acompanhando as nossas postagens curtindo a nossa fan page !
Até a próxima!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.